sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ibaté - Campanha de doação de Sangue

sexta-feira, 3 de julho de 2009


O Posto de Saúde da Família “Nosso Teto” realizará novamente a Campanha Municipal de Doação de Sangue, prevista para os dias 03 de julho e 20 de novembro.

A Campanha, que já foi realizada no dia 09 de março, tem como objetivos colaborar com a Campanha Nacional de Doação de Sangue, aumentar o número de bolsas nos hemocentros, principalmente o do município de Araraquara, que faz o fornecimento das bolsas para Ibaté.

O PSF Nosso Teto estará coordenando e orientando outros PSFs do município quando e como realizar as campanhas, elaborando materiais educativos, como panfletos e solicita que os PSFs mobilizem a comunidade de seus bairros sobre a doação de sangue a consiga um determinado número de doadores para cada data.

Há algumas restrições para quem deseja ser um doador: é preciso ser maior de 18 anos, ter peso superior a 50 quilos, não ter feito piercing ou tatuagem há menos de um mês. Também é necessários que o doador não tenha hepatite (após os 10 anos de idade), hanseníase, doença de chagas, malária, AIDS, diabete, câncer, não tenha feito ou faça uso de drogas ilícitas e não tenha tido ou tenha relações sexuais de risco. Aqueles que tiveram gripe devem aguardar por sete dias para doar sangue; infecção de garganta, diarréia e uso de antibióticos devem aguardar quinze dias. As vacinas contra difeteria, tétano, cólera, coqueluxe, hepatite A, pneumococo ou meningite exigem que o possível doador aguarde 48 horas para se submeter à doação. Vacinas contra hepatite B exigem sete dias de aguardo. Vacina contra a gripe exige o aguardo de quatro semanas. Aqueles que foram submetidos à cirurgias devem aguardar de três a doze meses e aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas devem aguardar doze horas. Os interessados devem procurar o Posto de Saúde da Família mais próximo e se cadastrar.

A Prefeitura Municipal de Ibaté fornece o transporte para levar os doadores até a cidade de Araraquara, onde são feitas as coletas do sangue. O prefeito Zé Parrella considera a Campanha uma forma de ajuda ao próximo: “É Uma maneira de salvarmos vidas e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.”


http://www.ibate.sp.gov.br/


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates