quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Descalvado - Mutirão esterilizou 36 de cães e gatos

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Unicastelo, promoveram um mutirão de castração de animais no último sábado, (7), no campus daquela universidade. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria da Saúde e da prefeitura. De acordo com o secretário André Fernandes, o foram esterilizados 36 animais.

Foram castrados animais que vivem em residências localizadas no Tamanduá. Anteriormente, foram feitos levantamentos sócio-econômicos, e promovidas uma triagem e avaliação das famílias que poderiam ser beneficiadas com o projeto, que é pioneiro. Só foram atendidas famílias que normalmente não teriam condições de procurar os serviços de clínicas particulares, e que concordaram em esterilizar seus animais de estimação.

As cirurgias, totalmente gratuitas. A Secretaria da Agricultura adquiriu anestésicos, antibióticos e antiinflamatórios de excelente procedência. Já a Secretaria da Saúde forneceu material hospitalar, tais como bisturi, luvas, compressas etc.

Durante a semana, a médica veterinária Maria Cecília Queiroz Gentil visitou os animais que passaram pelo procedimento e constatou que as incisões estavam evoluindo positivamente. “A cicatrização está perfeita”, disse Cecília Gentil.

“Fiquei satisfeito com o primeiro mutirão. A partir de agora, periodicamente, nós vamos atingir os demais bairros da cidade. O controle de natalidade de cães e gatos é uma ação importante, voltada em benefício da saúde pública da população descalvadense”, afirmou André Fernandes.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates