terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ibaté - Acessa São Paulo comemora três anos no município e quem ganha presentes são os participantes

terça-feira, 10 de novembro de 2009
Gabriel

Da esquerda para direita: Angelita, Gabriel e Ana Maria


Todos os usuários serão presenteados e aguardam pelo sorteio de dois pen-drives

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, junto ao Governo do Estado, trouxe para Ibaté o Acessa São Paulo, que neste mês completa três anos de existência, no município. O programa, que oferece internet gratuita aos frequentadores da biblioteca municipal, “Comendador Nello Morganti”, onde cinco computadores estão instalados, já beneficia cerca de 1.600 ibateenses.
De acordo com a bibliotecária, Ana Maria Guaratini Ibelli, o Governo do Estado estipulou uma meta de 75% de frequência para que o programa seja mantido em Ibaté. “Temos alcançado a meta estipulada e, muitas vezes, ultrapassado essa meta, atingindo 100% de frequência”. Ela conta que, para comemorar os três anos do programa, durante essa semana, os usuários serão presenteados com um CD virgem ou um disquete, pagos pela prefeitura. “Além desse prêmio, a Prefeitura providenciou a compra de dois pen-drives, que serão sorteados no dia 30”.
Ana Maria conta que três monitores foram contratados para orientar os usuários e receberam cursos de capacitação em São Paulo, pagos pelo Governo, e alimentação, transporte e estadia, pagos pela Prefeitura. “O ano passado os monitores participaram de três cursos de capacitação. A intenção é sempre mantê-los atualizados”.
O prefeito, José Luiz Parella, o Zé Parrella, fez questão arcar com os custos dos brindes e presentes que serão dados aos usuários. “É de extrema importância que nossa população esteja sintonizada e familiarizada com os recursos que vem sendo disponibilizados pela tecnologia. A internet, hoje, é uma peça-chave, que já faz parte da vida das pessoas e que possibilita o acesso a uma infinidade de coisas. Fiz questão de que todos os monitores participassem de uma capacitação para sempre servir da melhor maneira os usuários do programa e informá-los a respeito de tudo o que for possível, para que eles tirem o máximo proveito do programa”.
Uma das monitoras, Angelita Milore Scarpa, conta que usuários de todas as idades vêm à biblioteca para acessar a internet. “O que acho mais importante e útil nesse programa é o fato de adultos e jovens poderem ter acesso, não somente à internet, mas a um computador. Para aqueles que procuram um emprego, podem digitar seu currículo, inscreverem-se para um concurso público, vestibular,...”. Ela diz que, na biblioteca, essas pessoas podem imprimir, gratuitamente, boletos bancários e inscrições para concursos, entre outros.
Frequentador assíduo do programa, Gabriel Kurlions, aluno da E.E. Edésio Castanho, frequenta diariamente a biblioteca para acessar a internet. Cursando o 1º ano do Ensino Médio, ele conta que, embora sua preferência seja acessar o Orkut e sites de games, a internet tem auxiliado em seus estudos. “Venho todos os dias e fico no computador das 8 às 12 horas. Para mim, tem sido útil e divertido”.
O monitor, Décio de Jesus Marques, conta que a preferência dos mais novos é, de fato, o Orkut e Messenger, “mas, isso também é útil para eles, faz parte da diversão”, finaliza.
O programa- Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, instituído em julho de 2.000. O objetivo é oferecer à população do Estado o acesso a novas tecnologias da informação e comunicação. Para maiores informações basta acessar o site http://www.acessasp.sp.gov.br/

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates