quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ibaté - Saresp será realizado na próxima semana

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


O objetivo principal é detectar as falhas no ensino escolar e eliminá-las

Na próxima semana, Ibaté participará do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de novembro, nas escolas municipais de Ibaté, onde os alunos das 2ª e 4ª séries terão três horas, no máximo, para conclusão das provas.
De acordo com a coordenadora técnica do Departamento de Educação de Ibaté, Lúcia Ap. Nunes Tonani, a participação das escolas municipais no exame foi voluntária. “As escolas estaduais são obrigadas a participar, enquanto as municipais, não. Nosso empenho em fazer parte dessa avaliação é para que possamos traçar um comparativo com o ano de 2005, último ano em que Ibaté participou do SARESP, e diagnosticar eventuais falhas para, posteriormente, eliminá-las”. Ela conta que, em 2005, o resultado foi satisfatório. “Nosso objetivo em participar do SARESP não é punir nenhuma escola, mas sim ajudá-las a melhorar a qualidade do ensino”.
Durante toda semana, um curso de capacitação para os professores está sendo realizado no município, com orientações para aplicação das provas. “Os professores estarão auxiliando os alunos na hora da resolução das provas. Não com as respostas, é claro, mas tirando dúvidas a respeito das questões”, diz Lúcia.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, frisou a importância do exame. “Ibaté foi uma das únicas cidades da região que participou dessa avaliação por livre e espontânea vontade. Isso porque aqui nós temos uma imensa preocupação em melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino. Essa avaliação será ótima para apontar nossos erros e, ao mesmo tempo, destacar nossas qualidades”, disse.
O exame também terá a participação ativa dos pais. Os responsáveis por cada aluno já receberam um questionário, envolvendo questões culturais, sócio-econômicas e também o grau de satisfação com a escola.
De acordo com a assessora geral de Educação, Nélsia T. F. Monte, a participação dos pais é muito importante. “Os pais estão envolvidos, diretamente, na educação de seus filhos, por isso a participação dos mesmos nesse processo é de extrema importância. No dia das provas, eles também estarão presentes, para observarem e também ajudarem no que for necessário”.
Nélsia afirma que, há algum tempo, simulados já foram aplicados nas escolas, para familiarizar os alunos com o exame. “Tenho conversado muito com os diretores e professores para prepararem os alunos, com tranquilidade. Além dos simulados, também houve troca de professores nas salas, para que os alunos não tenham a sensação de estranhamento quando se depararem com uma pessoa diferente aplicando a prova”. Ela ressalta a importância e empenho dos funcionários do Departamento, especialmente de Lúcia e Maria da Penha Celenza, coordenadora pedagógica do Departamento de Educação. “Um ótimo trabalho tem sido realizado por elas. Todo subsídio necessário tem sido fornecido e, graças a isso, nossos professores estão muito bem preparados e conscientes da importância do SARESP”, finaliza.

O exame- O SARESP é uma realização da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo, e conta com a participação de todas as escolas da rede pública estadual, com ensino regular, e de todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Em 2009, pela primeira vez, o Governo irá assumir todos os gastos referentes à avaliação nas escolas municipais. Escolas particulares também podem se inscrever para participarem do exame. Para mais informações, basta acessar o site http://saresp2009.edunet.sp.gov.br/


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates