domingo, 8 de novembro de 2009

Itirapina - Adolescente morre afogada no Broa

domingo, 8 de novembro de 2009




Na tarde deste sábado, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de São Carlos conseguiram resgatar o corpo de uma adolescente de 17 anos que perdeu a vida tragicamente na região da praia das pedrinhas na represa do Broa, que neste verão em apenas dois finais de semanas seguidos, registrou duas mortes por afogamento. O irmão de estudante rio-clarense Tatiana Cristina Rocha Ferreira, 17, diz que um homem o retirou da água, quando ele tentava retirar a irmã de um ponto fundo. Ele também diz que um segundo homem, com traços japoneses teria deixado sua irmã afundar e morrer. O trágico afogamento da estudante chocou vários banhistas que dizem terem visto o menino gritando, mas devido ao som alto de um carro de som, eles não entendiam que o menino gritava por socorro.

GUARDA-VIDAS

Poucas pessoas se propõem a falar sobre os problemas que estão ocorrendo na represa que mais atrai turistas da região. Freqüentadores dizem que em muitas vezes o número de guarda-vidas é reduzido, mas ninguém sabe o motivo. Somente do lado de Itirapina, a represa do Broa tem aproximadamente 2,6 quilômetros de praia, o que seria necessário cerca de 15 guarda vidas.

PRIMEIRA MORTE

Ao chegar no mesmo local, onde no feriado do finados (2 de novembro) ocorreu o primeiro afogamento desses dias quentes, o qual seria o turista Roberto Antonio da Silva, 45, que teria vindo de Americana para passar o feriado prolongado no Broa. Avistamos pessoas em desespero acompanhando o trabalho de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de São Carlos, que eram acompanhados por um guarda-vidas. Localizamos a beira da água outros dois guarda-vidas e somente após o tumulto ser formado devido o desaparecimento da menina, foi que outros três guarda-vidas apareceram. Eles não quiseram comentar sobre a redução de pessoal, que muitas pessoas comentavam. Um dos tios de Tatiana, traumatizado, disse que pagou R$ 15,00 para poder ter acesso ao Broa e saber como sua sobrinha faleceu. Revoltado, ele conversou com um segurança patrimonial, o qual disse que na saída os rio-clarenses que haviam chegado após tragédia receberiam seu dinheiro de volta, o que não conseguimos confirmar.

VIAGEM

Segundo apurado, na manhã de sábado, por volta das 7h, a dona de casa Lucia Rocha, 38, viúva que cuidava com Tatiana, dos filhos mais novos, reuniu alguns amigos do Jardim Guanabara em Rio Claro, e em uma Van alugada, rumou para o Broa onde pretendiam passar o dia. Chegando à represa do Broa, por volta das 8h, a Van parou na praia próximo a região da prainha, local freqüentado por muitos turistas. Entre as pessoas estavam a filha mais velha de Lucia, a estudante do Senac de Rio Claro, Tatiana Cristina Rocha Ferreira, 17, que recebia a aposentadoria do pai, já falecido. Também estavam na excussão, o segundo filho de Lucia, o estudante Gabriel Fernando Rocha Luiz, 12, e uma amiga da família de nome Ketlen de 15 anos.

TRAGÉDIA

Segundo os amigos, tudo estava bem e as crianças brincavam na água, momento em que por volta das 9h, Tatiana pediu para que as duas irmãs mais novas ficassem com a mãe e solicitou que o irmão Gabriel e a amiga Ketlen a acompanhassem em um banco de areia que entra nas águas próximo a duas placas no início de um ponto conhecido com prainha das pedrinhas, cujas placas indicavam que aquela era uma área de risco e que seria proibido a prática da natação. Sem saber que naquele mesmo ponto, na segunda-feira (2), Roberto Antonio da Silva, 45, morador em Americana, teria perdido a vida ao entrar possivelmente pela madrugada nas águas, os três adolescentes começaram a caminhar sobre o banco de areia e entraram nas águas, cerca de 50 metros. Após observar embarcações e aviões que cruzavam o Broa, os três regressavam para as margens, quando uma pequena onda atingiu Tatiana, Ketlen e Gabriel, e todos caíram em um ponto profundo além do banco de areia. Como sabiam nadar, Ketlen e Gabriel passaram a flutuar e ao gritos Tatiana, começou a fundar, pois não sabia nadar. Neste instante teve início a morte trágica da estudante, pois, segundo Ketlen, ela chegou a agarrar a colega, porém pedia para Tatiana ter calma e em dado momento resolveu soltá-la, pois a amiga agarrou em seu pescoço e tentava afundá-la também. Ainda segundo ela, após se soltar saiu nadando e foi amparada por um homem que a levou para fora da represa.

JAPONÊS

Gabriel diz que agarrou uma das pernas da irmã e tentava jogar a irmã para um ponto mais raso, mas foi segurado por um homem que passou a puxá-lo para fora das águas, e este homem que era acompanhado de um outro com traços de japonês, pedia para ele salvar Tatiana, porém este rapaz, segundo Gabriel, olhou para a menina que se afogava e teria dito que eles tinham que fazer era chorar e deixar ela morrer e saiu nadando, sendo acompanhado do rapaz que tirou o menino das águas, o qual ainda diz que com a amiga começaram a gritar por socorro, porém devido o som alto de um carro de som que passava pelo local, impedia que as pessoas observassem a tragédia. Gabriel diz que ele e Ketlen viram a irmã se debatendo e avistaram quando somente seus cabelos flutuavam nas águas, em seguida ela desapareceu. Ele diz que após este fato correu onde estavam a mãe e os amigos e todos entraram em choque e desespero.

BUSCAS

Alertados, dois guarda-vidas usando um barco, realizaram buscas e chegaram a mergulhar para tentar encontrar a menina, porém por volta das 10h, comunicaram a Polícia Militar de Itirapina e o Corpo de Bombeiros em São Carlos que enviou mergulhadores.

ENCONTRO DO CORPO

O sargento Thomaz e o cabo Gatti realizaram por seis horas buscas e mergulhos a fim de localizar o corpo da estudante rio-clarense e somente por volta das 16h15, foi que em um dos mergulhos, conseguiram resgatar a uma profundidade de 3 metros, o corpo da estudante que foi encaminhado para as margens da represa, onde a Polícia Militar preservou o local e teve muito trabalho com curiosos que queriam ver a menina afogada. Somente por volta das 17h30, foi que a Polícia Científica de Rio Claro, esteve no Broa onde realizou a perícia e após a autorização da Polícia Civil de Itirapina que também esteve no local, foi que o corpo da estudante Tatiana Cristina Rocha Ferreira, 17, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro, a fim de passar pela necropsia e somente no final da noite deste sábado foi entregue à família para o funeral que ocorre na tarde deste domingo em Rio Claro.

A Polícia Civil deverá apurar em que circunstancia teria se dado a tragédia que vitimou a estudante e deverá apurar a versão do menino que diz que um homem não teria socorrido sua irmã e teria a deixado morrer.

Fonte: Noticentro

1 comentários:

Anônimo

a tati era uma pessoa maravilhosa.
sentiremos saudades. descanse em paz!

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates