quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Parlamento Jovem aproxima estudantes da política, destaca Lobbe Neto

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Durante sessão solene realizada nesta terça-feira (10) no plenário da Câmara para posse da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) destacou a atuação do Congresso Nacional em prol dos direitos e de políticas públicas voltadas para a juventude. Ainda segundo o tucano, a sexta edição deste evento realizado anualmente na Câmara é uma oportunidade especial de aproximação dos jovens da política e de contribuição dos participantes na adoção de projetos de lei e de políticas públicas.

Escola democrática - Na presidência dos trabalhos, o tucano ressaltou ainda a importância da Proposta de Emenda à Constituição que cria o Estatuto da Juventude. Essa PEC regulamenta os direitos das pessoas de 15 a 29 anos e está sendo analisada por comissão especial presidida pelo tucano, que também idealizou o Parlamento Jovem em 2003.

Nesta 6ª edição, 78 jovens de todos os estados passarão a semana na Câmara para vivenciar o dia a dia da Casa. “Com essa iniciativa, estamos no caminho certo. Temos muitos jovens que querem participar ativamente do crescimento nacional, mas às vezes não conseguem interagir com os Poderes. Essa é uma maneira de abrirmos a interlocução do Parlamento com os jovens de todos os estados”, afirmou Lobbe. O parlamentar diz ter certeza de que o Parlamento Jovem vai revelar novas lideranças políticas.

Eleita presidente do Parlamento Jovem, a estudante do 3º ano do ensino médio em Nova Friburgo (RJ), Luizy Andrade Darcy, acredita que esse encontro na Câmara é uma verdadeira escola democrática. “Depois dessa experiência, certamente o jovem muda sua concepção da política. Essa é uma chance de mostrar que podemos e somos ativos e podemos ajudar a mudar o nosso país”, destacou.

Luizy é autora de projeto de lei apresentado em sua escola que trata de oportunidades para o jovem conquistar o primeiro emprego, por meio da ajuda aos estudantes da rede pública e particular para ingressarem no mercado de trabalho. “Estou dando os meus primeiros passos na política e pretendo um dia realmente representar a sociedade no Congresso”, revelou a estudante, que já atua na mobilização juvenil em seu estado.

O estudante amazonense Rodrigo Furtado, 20 anos, que também concorreu com Luizy ao cargo de presidente, afirmou que valeu a pena vir de longe para Brasília e participar ativamente do processo legislativo. “Esse é um programa que nos aproxima da maturidade do sistema político nacional e permite mostrar ao país que existem milhares de jovens preocupados com as políticas públicas voltadas às demandas sociais”, destacou.

Fonte: Diário Tucano

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates