sábado, 7 de novembro de 2009

São Carlos - Mais de 300 adolescentes causam tumulto na Praça XV

sábado, 7 de novembro de 2009



A Praça XV localizada no Centro de São Carlos por pouco não se transformou em uma arena de guerra entre cerca de 300 adolescentes que estavam reunidos no local. Grupos rivais se provocaram dando início a um tumulto generalizado. A situação só não tomou outras proporções graças a Polícia Militar que interferiu rápido de forma enérgica e eficiente.

O local que já se tornou ponto de encontro de vários grupos de adolescentes vem se tornando um problema sério para a Polícia e vizinhos.

Muitos jovens buscam a praça para paquerar, conversar e se divertir. Tem aqueles que buscam a praça para lamentavelmente se embriagar e drogar. E existe ainda grupos ou gangues que vão para a praça a fim de brigar.

Nesta sexta-feira (6) a PM precisou agir. O Copom recebeu dezenas de solicitações informando que uma briga generalizada entre gangues de adolescentes armados de paus e pedras estava ocorrendo na Praça XV, o tumulto fez com que vários adolescentes buscassem proteção em bares e lanchonetes instaladas em torno da praça.

Equipes da Força Tática e demais as viaturas chegaram e cercaram a praça, após dezenas de abordagens os policiais conseguiram acalmar os ânimos dos adolescentes.

Após a chegada da PM, o que se viu foram garrafas de vinhos, cervejas e muita sujeira no interior da Praça. A PM restabeleceu a ordem e sossego público no local.

Segundo testemunhas que estavam nos bares em frente à Praça a confusão começou com alguns adolescentes que estavam usando drogas, ingerindo muitas bebidas alcoólicas e urinando em qualquer lugar.

A tática utilizada pelo grupo compreende da seguinte forma, vários deles entram no supermercado e separam bebidas diversas que vão de cervejas a garrafas de batidas à pinga.

Sabendo que muitas vezes não conseguirão passar suas compras nos caixas, eles sempre entram no supermercado com alguns jovens com mais de 18 anos. Após separarem as bebidas que irão consumir na praça, os adolescentes deixam o supermercado e ficam esperando o maior de idade sair com as bebidas e assim fazerem uso livremente na praça.

Eles se provocaram e começaram a brigar entre si, transformando o local que deveria servir como espaço público para lazer em uma verdadeira praça de guerra.

As pessoas que estavam no interior dos bares e restaurantes ao redor da Praça se assustaram e deixaram os estabelecimentos. Há tempos os comerciantes pedem providências às autoridades constituídas da cidade, mas sem sucesso.

Apenas a PM realiza semanalmente rondas no local para tentar inibir abusos.
No ano passado o Comissários de Menores também acompanhavam os policiais, mas essa atividade foi paralisada na cidade temporariamente a pedido da própria Justiça.

São Carlos Dia e Noite

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates