segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campanha “Fique Sabendo” realizada 527 testes de Aids em Brotas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Apresentação do Núcleo da Terceira Idade

Número de sampa apresentado por Antônio Carlos Sabino (Tico) e Paula Milanez Mariano

Material distribuído durante a campanha “Fique Sabendo”



GAM (Grupo de Adolescentes Multiplicadores) na Praça Amador Simões

Total de 527 testes de Aids foram realizados em Brotas, durante a Campanha “Fique Sabendo 2009”. As coletas aconteceram no período de 16 de novembro a 3 de dezembro, percorrendo os bairros da cidade e a zona rural. O objetivo é mobilizar o incentivo ao teste de Aids para a população se conscientizar sobre a importância da realização do exame. O teste de Aids é aconselhado para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido. Após a infecção pelo vírus HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Além dos casos de relações sexuais desprotegidas, o vírus também pode ser transmitido quando ocorrem situação de compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue.

No dia 26 de novembro foi realizada atividade na Praça Amador Simões, com coleta de sangue e também apresentação do GAM (Grupo de Adolescentes Multiplicadores). Formado por seis integrantes, o grupo de hip hop apresentou músicas, rimas e poesias sob a temática de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. O grupo de São José do Rio Preto/SP está junto desde 2005 e também atua com outros temas, evitando atitudes negativas e pregando mudança nas atitudes. Enquanto alguns integrantes do grupo cantavam e recitavam, outros grafitaram uma tela, com os dizeres “Prevenção”. O grupo faz parte de uma OSC (Organização da Sociedade Civil) formada por adolescentes, jovens e educadores que tem como objetivo desenvolver projetos, eventos e ações preventivas. A apresentação de hip hop também incluiu break e participação de Dj.

Já no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, as coletas aconteceram no período das 9h às 20h na Praça Amador Simões. No encerramento da campanha foi realizada apresentação do Núcleo da Terceira Idade, sob coordenação de Flávia Bertocco e também, um número de samba com Antônio Carlos Sabino (Tico) e Paula Milanez Mariano. Além da realização dos exames, durante toda a campanha foram distribuídos materiais informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, bem como preservativos. Em Brotas, a campanha “Fique Sabendo 2009”, é realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e pelo Gappa (Grupo de Apoio ao Portador e Prevenção à Aids). Brotas teve um ótimo desempenho, se comparada às outras cidades da região, como Torrinha que realizou seis exames durante a campanha, como Dois Córregos que realizou três e Jaú que registrou 95 testes de Aids. Os resultados dos exames realizados no início da campanha podem ser retirados nas unidades de saúde, pois já estão prontos. O prazo para entrega dos demais resultados é de até 30 dias.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brotas




0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates