quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Policia Militar realiza esquema especial para combate a roubos e furtos no centro da cidade

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Com o comércio abrindo em horário especial a partir desta segunda-feira (7), espera se o aumento do fluxo de pessoas nas lojas e ruas em busca de boas ofertas para o presente de final de ano. Com isso, aumentam as situações de risco sendo necessário um trabalho especial da Policia Militar para garantir a segurança da população e do comerciante.

O Capitão da 1ª Cia do 13º BMPI Paulo Henrique Jurissato informou que a Policia Militar irá trabalhar em rondas para prevenir, roubos, e furtos, abordando pessoas como atitudes suspeitas nas áreas comerciais da cidade.

Por motivos estratégicos ele não pôde informar a quantidade de policiais ou de viaturas que estarão empenhadas nesse trabalho, mas fez questão de passar algumas dicas para que a população possa dificultar as ações dos bandidos.

PARA COMPRAS COM SEGURANÇA

- Evite fazer compras sozinho;
- Prefira realizar compras durante o dia;
- Prefira pagar com cheque ou cartão, para não ter consigo grandes quantias em dinheiro;
- Evite aglomerações, inclusive em ruas ou lojas;
- Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas,
locais de grande movimento, etc;
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e
a frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evitar ter as duas mãos ocupadas;
- Desconfie de empurrões ou esbarrões;
- Não perca as crianças de vista enquanto olha vitrines ou faz compras;
- Identifique crianças pequenas que estejam com você;
- Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção;
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
- Leve consigo somente cartões e cheques necessàrios;
- Separe dinheiro em diferentes bolsos, preferencialmente em bolsos da frente;
- Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam;
- Suspeite de atrações públicas (cantores e demais artistas). Elas podem servir para tirar sua atenção e facilitar uma ação criminosa;
- Cuidado no momento de efetuar o pagamento com cartões para evitar a clonagem. Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina de sua operadora;
- No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar mais próxima da área.

ASSALTOS
Caso você seja vítima siga as orientações abaixo:

Mantenha a calma; Comunique-se e faça movimentos lentos; Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado; Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Evite brincadeiras ou conversas; Faça apenas o que o criminoso mandar; Não olhe diretamente para os marginais - isso é visto como uma ameaça; Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais visitados, veículos utilizados, etc.

Não tente fugir ou reagir. É muito comum outras pessoas estarem efetuando cobertura; Ligue para a polícia assim que possível transmitindo a descrição exata e o possível trajeto seguido com todos os detalhes;

Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir diretamente. Ligue para a polícia e passe todas as informações possíveis. Após a saída do agressor, ajude a vítima; Não ande armado nem tenha armas em casa. Mesmo que você saiba atirar e tenha porte, suas chances de reagir são muito pequenas, e o risco de que a arma seja usada contra você é muito grande.

Folha cidade

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates