quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dourado - Conselho aprova Plano Municipal de Saúde relativo a 2010-2013

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


O Conselho Municipal de Saúde de Dourado aprovou na tarde de terça-feira, dia 29, o Plano Municipal de Saúde, que irá conduzir as diretrizes da política local entre os anos de 2010 a 2013.

Composto por quase 50 páginas, o plano municipal é um documento que contém uma avaliação atual dos indicadores de Saúde de Dourado, com metas para serem alcançadas em um período de quatro anos.

Antes de ser aprovado, porém, o Departamento de Saúde cumpriu uma série de etapas para sua elaboração. Essas fases, basicamente, tiveram como objetivo a participação dos funcionários que atuam na rede pública de Saúde e também dos moradores atendidos por meio do Sistema Único de Saúde.

A série de reuniões começou em julho e foram realizadas nas três unidades de Saúde da Família do município. O resultado do documento será encaminhado para a Direção Regional de Saúde, que fica em Araraquara.

“Um dos grandes objetivos do plano que elaboramos é, além de melhorar os indicadores nas áreas preventivas e curativas, conscientizar a população para o uso racional do Sistema Único de Saúde”, afirmou a diretora Cidinha Romano.

Ela lembrou ainda que mais de 95% da população de Dourado é atendida pela rede municipal e que, com três equipes, o Programa Saúde da Família alcança todos os bairros do município.

Dentre as novidades, o plano de metas prevê a inclusão de projetos específicos para a saúde do homem, como a realização de exames preventivos da próstata já a partir dos 40 anos.

Giovana Prado, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, destaca também que até 2013, o novo Plano Municipal de Saúde prevê a sistematização e padronização da forma de atendimento prestado aos pacientes.

Em outras palavras, os procedimentos na hora do atendimento serão os mesmos em todas as três unidades de saúde do município. “Nossa expectativa é melhorar os indicadores de saúde pública com essa padronização”, afirma Giovana.

Para atender a toda a demanda do sistema de saúde do município, a Prefeitura investe em média 7% a mais do Orçamento, do que o exigido pela legislação. A lei prevê que o Executivo — de todas as cidades brasileiras — invista pelo menos 15% dos recursos de arrecada ao longo do ano em saúde. Em Dourado, de 2006 até 2009, a Prefeitura tem mantido uma média que chega a 22%.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates