segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ibaté - Guarda Municipal realiza operação anticerol nas férias

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Comandante da GMI: Objetivo é conscientizar

Apreensões têm aumento no período de férias

Em Ibaté, lei municipal proíbe e multa quem estiver com esse tipo de material

Como de costume, as crianças e os jovens aproveitam as férias escolares para praticarem uma atividade muito conhecida em Ibaté: soltar pipas. E é nas férias escolares que a Guarda Municipal de Ibaté (GMI) realiza a operação anticerol, que envolve a orientação, apreensão e punição aos que forem pegos portando em seus carretéis de linha, o material cortante, conhecido popularmente por “cerol”.

Segundo informações da base da GMI, desde novembro do ano passado foram apreendidos diversos cacos de vidro, colas, pipas e carretéis de linha com o material.

Além do recolhimento do cerol, os guardas municipais realizam um trabalho de conscientização, como explica Marcos Antônio Padovan Júnior, comandante da GMI. “Abordamos as pessoas que estão empinando pipas e explicamos, nas ruas, sobre os perigos que o material oferece, inclusive mostrando fotos de pessoas que se machucaram gravemente por causa do cerol”, conta.

Ele ressaltou que são realizas mais de 10 apreensões diárias nas férias de julho e dezembro, quando as apreensões aumentam consideravelmente. Mas a operação funciona normalmente o ano todo.

A proibição do cerol é uma iniciativa do prefeito de Ibaté José Luiz Parella, o Zé Parrella, que desde seu primeiro mandato, em 2005, sancionou uma lei que proíbe e multa quem é pego com o material cortante.

Além do manuseio, a Lei Municipal n° 2172/05, proíbe o comércio, a fabricação e o uso do cerol. A multa para quem for flagrado pela primeira vez com a substância é de R$ 100,00. Nos casos de reincidência, a multa dobra não importando quantas vezes a lei for descumprida. Para as crianças, o pagamento da multa cabe aos pais ou responsáveis, além do encaminhamento dos menores de idade ao Conselho Tutelar do município.

Sempre preocupado com as crianças e os jovens da sua cidade, o prefeito alerta sobre os riscos da substância. “Quero que todos soltem pipas de maneira segura, sem oferecer riscos a ninguém e a si próprios. O cerol é muito perigoso, por isso essa lei foi criada, para proteger a nossa gente do uso desse material, evitando que muitas mães percam seus filhos de maneira banal, numa brincadeira divertida que pode se transformar em pesadelo se feita de maneira irresponsável”, diz.

Marcos finaliza dizendo que as fotos utilizadas, têm como principal objetivo conscientizar as crianças. “Nosso objetivo não é multar ninguém e sim orientar as pessoas, porém, quando encontramos casos desse tipo, fazemos valer a lei. A multa é uma forma de fazer com que as pessoas deixem de usar o cerol”, explica o comandante.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates