sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Polícia Civil indicia cunhados pela execução de trabalhador rural em Ibaté

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
No início da tarde desta quinta-feira (4), após ouvir a versão de um terceiro homem que era apontado como outro suspeito de participar da execução do trabalhador rural Gervásio Juliano (50), ocorrida no final da noite do último sábado (30), no Jardim Icaraí, o delegado Reinaldo Lopes Machado concluiu as investigações e indiciou os cunhados Reinaldo Donizete Vitorino, 23 e José Adilson dos Santos, 25, pela prática de homicídio doloso qualificado.

FACADAS

Segundo apurado, na noite de sábado (30), a Polícia Militar havia sido alertada que Gervásio tinha sido agredido e morto a facadas por volta das 23h30, quando estava na área de sua casa. Rapidamente os policiais se dirigiram para Rua Miguel Ibelli, 52, onde residia Gervásio, o qual foi encontrado com um facão para corte de cana entre as pernas e já sem vida apresentava três facadas nas costas, duas no tórax e três no pescoço, das quais uma havia cortado-lhe a artéria.

INVESTIGAÇÃO

Também alertado, o delegado titular da Polícia Civil de Ibaté Reinaldo Lopes Machado, com seus investigadores e peritos do Instituto de Criminalística (IC) de São Carlos estiveram no local, onde após ouvir testemunhas, algumas diziam que três homens teriam sido os autores da execução e que um delas teria segurado Gervásio que chegou-se armar-se com o facão para corte de cana, mas acabou morrendo esfaqueado e em meio a execução, em meio aos gritos de um homem que gritava: " Você nunca mais vai mexer com a mulher de ninguém ". Sobre os autores do crime, as testemunhas se omitiram dizendo que não os conheciam. Na madrugada do domingo (31), o caso foi registrado como sendo o segundo homicídio doloso de 2010 em Ibaté, que em 2009 registrou oficialmente 8 mortes violentas por homicídios dolosos e uma por tentativa de homicídio seguida de homicídio, totalizando assim 9 mortes violentas, das quais 85% foram praticadas com auxílio de facas e as demais com revólveres calibre 32 e 38.

AUTORES

Na tarde de terça-feira (2), retomando os trabalhos, os investigadores e escrivães da Polícia Civil de Ibaté, pelas características de um dos autores do crime, chegaram ao nome do trabalhador rural Reginaldo Donizete Vitorino, 23, o qual com passagens pela polícia, foi procurado e naquele dia não foi localizado para falar sobre o crime. Ainda no final da tarde de terça-feira, após o encontro de uma testemunha chave, os policiais civis de Ibaté descobriram que a esposa de Reginaldo teria sido a pivô de uma discussão entre os dois homens e que Reginaldo acusava Gervásio de estar assediando sua mulher. Ainda no trabalho investigativo, a equipe do delegado Reinaldo Lopes Machado descobriu que o irmão da esposa de Reinado, José Adilson dos Santos, 25, teria participado da execução e que um terceiro homem poderia ter auxiliado na emboscada e morte do trabalhador rural.

CONFISSÃO E INDICIAMENTO

Sabendo que o delegado Reinaldo Lopes Machado já teria esclarecido o crime e poderia pedir a prisão da dupla, na manhã de quarta-feira (3), os cunhados Reginaldo e José Adilson acompanhado de um advogado se apresentaram na delegacia de Ibaté, onde relataram que no final da noite de sábado não suportando mais os gracejos de Gervásio, para sua esposa, Reginaldo teria decidido conversar com o trabalhador rural e teria solicitado ao cunhado que o acompanhasse, uma vez que sabia que Gervásio seria um homem violento e ameaçava as pessoas. Segundo os cunhados, ao adentrarem a moradia de Gervásio para uma conversa, este teria se insurgido contra eles com o facão para o corte de cana e como estaria armado com uma faca de corte de carne para se defender, alega Reginaldo, que passou a golpear seu desafeto o qual caiu morto e ambos fugiram.

CANAVIAL

Ainda segundo ele, ao fugirem do bairro embrenharam-se em um canavial e neste local teria dispensado a faca que foi usada no crime. Com base nestas informações, os policiais civis realizaram buscas no canavial e não conseguiram até o momento localizar a arma utilizada no crime. José Artur diz que não participou da execução, porém com base em informações preliminares, o delegado Reinaldo Lopes Machado acabou indiciando os dois pela prática de homicídio doloso (morte com intenção) e por se comprometerem a atender a solicitação da Polícia Civil e Justiça Criminal, ambos foram liberados para responderem o crime em liberdade. Na manhã desta quinta-feira (4), também sabendo que a Polícia Civil estaria a sua procura, o terceiro homem suspeito de participação na execução compareceu à Delegacia de Ibaté, onde ouvido pelo delegado Rinaldo Machado, relatou com detalhes o que estaria fazendo na noite de sábado e após comprovar sua versão, os policiais o tiraram da lista de suspeitos. No início da tarde desta quinta-feira, após esclarecer o caso, o delegado finalizou o inquérito policial que será remetido nas próximas horas ao Ministério Público e a Justiça Criminal do Foro Distrital de Ibaté, que deverá dar uma definição ao caso.

Noticentro

2 comentários:

Anônimo

Parabêns ao Delegado de Ibaté, Dr. Reinaldo e seus policiais civis que estão trabalhando com seriedade e dedicação e vem elucidando crimes em nossa cidade. Nós da sociedade, não podemos admitir que a bandidagem fiquem impunes dos crimes cometidos. Aqui é cidade de gente ordeira e trabalhadora, não tem lugar pra vagabundos criminosos. " Corram da cidade enquanto é tempo, a Polícia séria e comprometida com a sociedade de bem, está pronta para combater esses infratores, Falei e disse.
Ass: Vingador

Anônimo

O Dr Reinaldo Lopes Machado e equipe estão de parabéns, agora contamos com um delegado sério e empenhado em esclarecer todos os crimes de nossa cidade.
Seja bem vindo Dr Reinaldo

Ass:João

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates