segunda-feira, 15 de março de 2010

Descalvado - Cetesb inicia trabalho de monitoramento de recursos hídricos subterrâneos

segunda-feira, 15 de março de 2010


Uma equipe da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) esteve em Descalvado para colher material visando o monitoramento dos recursos hídricos subterrâneos da cidade. Trata-se de um trabalho inédito. O monitoramento se dará a cada seis meses. Ao final dos trabalhos, a Companhia publicará um Atlas com o mapa das águas subterrâneas dos poços das cidades analisadas, e o resultado estará disponível no site do órgão.

A secretária de Saneamento, Água e Esgoto, Patrícia Bortoletto de Falco, que acompanhou o recolhimento das amostras provenientes do poço localizado no Bosque do Tamanduá, afirmou que Descalvado dificilmente teria condições de arcar com os custos de um levantamento desse porte. “A Cetesb entrega o material para ser analisado por laboratórios gabaritados, equipados com instrumentos de alta precisão. Nós não temos equipamentos, dinheiro e nem parâmetro para análises tão sofisticadas”.

O químico Niels Thomas Nadruz, da Cetesb, disse que em muitas cidades não há permissão, por parte da prefeitura, de se colher amostras da água subterrânea. “Ou, então, nos mandam para locais de difícil acesso”. Ele garante que esse trabalho é necessário, porque está nos planos do governo do Estado apertar o cerco na fiscalização dos recursos hídricos.

A secretária Patrícia de Falco revela que são feitas análises periódicas, por parte da SSAE, dos poços instalados na cidade. Porém, a avaliação dos laboratórios da Cetesb servem para “calibrar” os trabalhos dos nossos próprios laboratórios e confrontar os resultados das análises.

Nadruz ainda deu algumas sugestões para melhorar a segurança do poço, com a construção de pequenas cercas para evitar a aproximação dos animais. Ele também elogiou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. “Temos que dar valor às coisas que sem elas a gente não vive, como o saneamento básico”, finalizou o técnico da Cestesb.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates