segunda-feira, 15 de março de 2010

Descalvado - Instalações e substituições de hidrômetros chegam a duas mil unidades em março

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cronograma dos serviços está de acordo com as metas da SSAE. Outros mil marcadores já foram adquiridos pela municipalidade

A Secretaria de Saneamento, Água e Esgoto da Prefeitura de Descalvado atinge, no mês de março, a marca de dois mil novos hidrômetros instalados ou substituídos na cidade. De acordo com levantamento apurado em janeiro de 2009, o déficit era de seis mil marcadores. A administração municipal está com trâmites adiantados para aquisição de mais mil hidrômetros ainda no primeiro semestre deste ano.

As edificações recentes, que não receberam o medidor nos últimos anos, e o elevado número de marcadores danificados, antigos ou embaçados que não registravam corretamente o real consumo de água foram a principal preocupação do Governo Municipal. “Nos deparamos com um quadro de irresponsabilidade com o consumo e até mesmo de injustiça social. Sabemos de moradores que controlam rigorosamente o gasto com água de acordo com o orçamento familiar e encontramos casas com piscinas e banheiras de hidromassagem, por exemplo, que pagavam apenas a taxa mínima por não ter o hidrômetro. Investimos na aquisição dos medidores para garantir os bons serviços de saneamento sem precisar aumentar as tarifas”, afirmou o prefeito Luís Antônio Panone.

Segundo a secretária Patrícia de Falco, a quantidade de 1884 medidores instalados ou substituídos de junho de 2009 a fevereiro deste ano, incrementou R$ 100 mil no faturamento das contas de água. “Ressalto que este número é o faturado e não arrecadado, os munícipes ainda estão pagando suas contas e ainda registramos inadimplência. Os hidrômetros em bom funcionamento são importantes não só para a arrecadação, que nos garante recursos para a prestação dos serviços de saneamento, mas trata-se de uma medida ambiental que permite identificarmos o real consumo de água no município e os eventuais desperdícios”, revelou.

De acordo com a SSAE, os serviços de substituição dos hidrômetros passam por avaliação através de relatório gerado após o período das leituras mensais. Já a instalação em novas residências é realizada de acordo com a certidão de conclusão de obras, emitida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Vale lembrar que os munícipes precisam acompanhar e facilitar a leitura mensal do consumo de água das residências. A não realização da leitura implica a cobrança por média de consumo. Esta média é calculada com base nas três últimas verificações registradas. Em longo prazo, isso acarretará acúmulo de consumo e como a tabela de cálculo da tarifa de água é feita de forma progressiva, neste caso, o contribuinte pagará numa faixa diferente da que está acostumado.

A SSAE disponibiliza o telefone 3583-2552, no horário comercial, para esclarecimento e orientações sobre os novos hidrômetros instalados e também quanto a vazamentos e acompanhamento das leituras do consumo de água.


Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates