quinta-feira, 11 de março de 2010

Gripe A(H1N1) – Descalvado recebe primeiro lote das vacinas

quinta-feira, 11 de março de 2010


Primeira etapa da campanha imuniza profissionais da Saúde Pública. Governo Federal divulga cronograma da mobilização
Descalvado foi contemplada com 309 doses da vacina contra a Gripe A(H1N1) para imunização dos profissionais da área da saúde pública atuantes no município. A campanha de imunização da Gripe Suína acontece, neste primeiro momento, nas unidades básicas de saúde e na Santa Casa da cidade.
A vacina Influenza A(H1N1) trata-se de prevenção contra a pandemia de gripe A. O vírus é tão forte e de fácil transmissão que se espalha rapidamente pelo mundo, como registrado ano passado. O cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde aponta realização de etapas de vacinação para crianças entre seis meses a 1 ano e 11 meses de idade, pacientes com doenças crônicas, gestantes, pessoas entre 20 e 29 anos de idade e idosos. As fases seguem até meados do mês de maio, como mostra o quadro abaixo. Segundo a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, são estimadas, no total, 13.395 doses da vacina para Descalvado.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Descalvado, Dionéia Ragetli, ressalta que a imunização e os cuidados com a higiene são as únicas formas de prevenção à doença. “A vacina é a principal maneira de evitar a doença, porém temos que lembrar as recomendações passadas no ano passado quando convivemos com o surto da gripe A. Os velhos hábitos como lavar as mãos com água e sabão e evitar contatos físicos, como o aperto de mão, continuam valendo para se prevenir”, alertou.
Vale destacar que o município de Descalvado não registrou casos de gripe suína em 2009, a Secretaria de Saúde deu acompanhamento a 17 pessoas tidas como casos apenas suspeitos.

Confira o cronograma de vacinação contra a Gripe A (H1N1):

Período Público Alvo

Até 19 de março Trabalhadores dos serviços de Saúde Pública
De 22 de março a 02 de abril Crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade;

Pacientes crônicos

De 22 de março a 21 de maio Gestantes
De 05 de abril a 23 de abril Pessoas entre 20 e 29 anos de idade
De 24 de abril a 07 de maio Idosos com mais de 60 anos
De 10 a 21 de maio Pessoas entre 30 e 39 anos de idade

Prefeitura de Descalvado


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates