quinta-feira, 18 de março de 2010

Matão - Prefeitura realizou primeira reunião sobre o Corpus Christi 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Prefeitura de Matão já está trabalhando na preparação da 62ª edição da festa de Corpus Christi, que acontecerá no dia 3 de junho. Um dos principais eventos da cidade, a comemoração envolve toda a estrutura da administração municipal e centenas de voluntários que fazem a ornamentação das ruas com a utilização de 70 toneladas de materiais tingidos, basicamente, dolomita, areia e vidro moído.

Na última quarta-feira (10), o Diretor de Turismo e Eventos, Wilson Cardoso, se reuniu com os representantes dos grupos responsáveis pela confecção dos desenhos para acertar detalhes dos projetos e do tema da festa. “A reunião foi bastante produtiva. Dentre outros assuntos, definimos os grupos que farão as ornamentações e que eles terão até o dia 18 de abril para entregar os projetos para confecção dos moldes. Todo mundo está animado e o prefeito Adauto Scardoelli já deu sinal verde para fazermos uma grande festa para a nossa população e para os visitantes”.

Como manda a tradição, as ornamentações devem enfatizar a Eucaristia e o tema da Campanha da Fraternidade 2010, “Economia e Vida”, que trás o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Os desenhos são confeccionados manualmente por artistas locais e pelos voluntários, com a ajuda de grandes moldes de ferro.

As ruas serão ornamentadas pelos seguintes grupos: Quadra 1: Legião de Maria e Paróquias de Matão; Quadra 2: Projeto Artista na Rua; Quadra 3: Escolas Municipais; Quadra 4: Grupo de Jovens Despertai (Paróquia São José); Quadra 5: Grupo Escoteiro Matão; Quadra 6: Ministros de Eucaristia e Pastoral Familiar (Paróquia Nossa Senhora Aparecida); Quadra 7: TLC Santa Cruz; Quadra 8: Ministro de Eucaristia (Paróquia Senhor Bom Jesus); Quadra 9: Departamento de Cultura (Projeto Turista Artista); Quadra 10: Escola Cem; Quadra 11: Pastoral da Juventude; e Quadra 12: Grupo de Oração e Comunidade Alpha e Ômega.

Coleta de Vidro

Apesar de a maioria do material utilizado para as ornamentações ser a dolomita, a Prefeitura está fazendo a coleta de vidro, que deve ser do tipo comum e preferencialmente os transparentes, porque o vidro temperado, por exemplo, não pode ser reutilizado, e os coloridos, não podem ser tingidos. “Devido ao alto custo e a escassez do vidro passamos a utilizar a dolomita, que é mais barata e menos insalubre. Mas para mantermos a tradição, ainda utilizaremos o vidro que é doado pela população para confecção dos quadros, nas esquinas, ao longo do trajeto”, explica Wilson Cardoso.

Os interessados em fazer a doação do vidro devem ligar no Departamento de Esportes e Turismo, no telefone 3382-4075, para que os servidores municipais façam a retirada do material.

Prefeitura de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates