quinta-feira, 18 de março de 2010

Porto Ferreira - Saúde: Serviço Público Municipal implanta Unidade Móvel

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trabalho terá foco preventivo e será levado aos bairros e zona rural

A Administração Municipal implantou mais um serviço de atendimento à população, com foco exclusivo em saúde preventiva. A Unidade Móvel entregue no último sábado (13/03), e que será levada a pontos periféricos e à zona rural, vem para incrementar este modelo de atendimento, que busca reduzir a incidência de doenças que podem obter cura mais facilmente quando diagnosticadas de forma precoce.
Campanhas como vacinação, combate ao câncer, controle de pressão arterial, diabetes, dentre outras será possível obter melhores resultados, uma vez que poderá ocorrer maior interesse do público alvo, por ser o sistema um elemento facilitador.
O sistema conta com um veículo tipo furgão, dotado de equipamentos básicos de atendimento à saúde, que proporciona conforto e privacidade aos usuários. Para receber o projeto, o veículo, que já estava incorporado ao patrimônio da Prefeitura, recebeu todas as melhorias necessárias, como funilaria e pintura, revestimento interno no local onde os atendimentos serão feitos, além de climatização e outros acessórios. As adaptações recebidas atendem às normas exigidas pela legislação da Saúde, como as da Vigilância Sanitária.
“Quero agradecer ao esforço mútuo que houve para que este projeto saísse do papel. A começar pelo meu vice, o dr. Saldanha Leivas Cougo, que foi o idealizador deste novo sistema, além de outras pessoas que se dedicaram, como o Ednei Fernandes, o Marcelo Ozelin, e todo o pessoal da nossa oficina”, comentou o prefeito Maurício Rasi, em visita à Central de Atendimento a Saúde, onde o novo serviço foi lançado.
Para dar sequência ao programa da Unidade Preventiva, o Departamento de Saúde está formatando o cronograma do sistema de atendimento a ser feito, e que contará com equipe composta por médico, enfermeiros e assistentes.
“A vacinação contra a gripe suína, que estamos realizando, será um dos trabalhos realizados pelo Programa da Unidade Preventiva. Nossa ideia é levar atendimento ao maior número de pessoas possível. As pessoas que atendermos e constatarmos alguma anormalidade quanto a sua saúde, faremos o encaminhamento necessário para que ela busque o tratamento”, comenta o enfermeiro Wander Roberto Bonelli, coordenador do novo serviço.
Além da apresentação da Unidade no último sábado, equipe do Departamento de Saúde realizou campanha de conscientização e vacinação contra gripe suína e coleta de material para exames de papanicolau. O número de mulheres que buscaram atendimentos foi surpreendente, segundo a coordenação: pelo menos uma centena compareceu ao Centro de Atendimento Médico, antigo CSII, localizado à rua Nelson Pereira Lopes, 520, Centro.
Importante ponto de apoio durante a realização dos Jori (Jogos Regionais do Idoso), a Unidade pôde dar uma mostra de que oferece praticidade, segurança e privacidade.

Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates