sábado, 27 de março de 2010

São Carlos - Projeto revela talentos musicais

sábado, 27 de março de 2010

Um projeto criado pela Coordenadora de Artes e Cultura da Prefeitura revelou novos talentos da música e já comprovou que os participantes têm futuro. Há mais de um ano, garotos e garotas de 7 a 17 anos começaram a trabalhar nas Oficinas de Bate Lata, na Escola de Samba Rosas Negras, campeã deste ano do Carnaval são-carlense.

Beto Oliveira, oficineiro da turma, explica que os primeiros trabalhos foram realizados com instrumentos alternativos, feitos de latas e materiais recicláveis. “Um dos objetivos é o resgate da cultura popular brasileira através da percussão”, destaca Oliveira. O grupo tomou gosto pelas oficinas e instrumentos tradicionais também foram tocados pelos participantes.

O resultado desse trabalho foi conferido por toda população são-carlense no Carnaval deste ano. A bateria mirim da escola de samba se apresentou na avenida durante a festa. “Tem escola de samba da região que não tem a qualidade técnica desses meninos”, elogia Oliveira. O grupo também já se apresentou em Itápolis e Araraquara. O dinheiro das apresentações é investido na própria bateria, através da compra de instrumentos e uniforme da garotada.

Cléssio Fernandes Celestino, tesoureiro da escola, ressalta o papel da oficina na educação e formação da garotada. “É uma opção de atividade para os participantes”, afirma. Para ele, o projeto vai colaborar para revelar novos talentos para a bateria principal da escola de samba. “É o nosso futuro”, pontua.

Inscrições abertas
A Coordenadoria de Artes e Cultura informa aos artistas e produtores culturais o lançamento do 4º Chamamento Público para a Seleção de Projetos Culturais/2010. As entidades devem apresentar projetos até o dia 1º de abril. Os interessados encontram o edital do projeto, com todas as especificações, no site da prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br).

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates