terça-feira, 13 de abril de 2010

Descalvado - USP conclui Plano Diretor de Turismo e oficializa entrega de documento à Administração Municipal

terça-feira, 13 de abril de 2010


Trabalho é resultado de visitas e pesquisas realizadas ao longo de um ano com o intuito de identificar atrações turísticas da cidade

No sábado, 10 de abril, o prefeito de Descalvado, Luís Antônio Panone, e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Saggiorato, recepcionaram alunos e professores do curso de Turismo da USP que realizaram levantamentos a fim de identificar as potencialidades turísticas do município. Os acadêmicos oficializaram a entrega do Plano Diretor de Turismo, realizado no último ano, e sugeriram direcionamentos e ações para alavancar atrativos e valorizar o setor na cidade.

Na solenidade de entrega do documento estiveram presentes o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), os vereadores Gilson dos Santos Rodrigues e Marco Antonio Galetti (ambos do PT), Luís Antonio do Pinho (DEM) e Sebastião José Ricci (PP) além de proprietários de pontos turísticos, autoridades municipais e população em geral.

Para Saggiorato, o Plano de Turismo trata-se de um divisor de águas para o planejamento das iniciativas ao setor. “O Plano Diretor é que vai nortear as ações de Turismo a serem tomadas por nossa gestão. Nada mais será feito de maneira amadora, mas sim com base em critérios acadêmicos e profissionais, elaborados por docentes e alunos da USP”, comentou. O secretário se referiu à presença do deputado Marquezelli para enfatizar os esforços do parlamentar junto ao Ministério do Turismo para obras em Descalvado como a conquista de verba de R$ 1 mi para o calçadão da FEPASA, por exemplo.

Panone também ressaltou e agradeceu ao trabalho de Marquezelli em vistas da revitalização do largo da FEPASA, o que segundo ele, será um dos novos e principais pontos turísticos do município. O prefeito enalteceu a pesquisa da USP e o respaldo da SELT para conclusão do plano e agradeceu o apoio dos vereadores também com este projeto. “Hoje cumprimos mais um compromisso do nosso Plano de Governo. Através do brilhante trabalho da SELT e o apoio da Câmara de Vereadores, alcançamos mais uma vitória para o município que passa a dispor de importante documento para traçar o crescimento do nosso potencial turístico”, enfatizou. “Através da professora Luciana Sagi, estendo agradecimentos a todo o colegiado da USP que tanto contribuiu com Descalvado”, acrescentou.

A docente da USP explanou sobre a dinâmica do trabalho acadêmico e os processos de escolha da cidade. Ela ressaltou o apoio dispensado pela Administração Municipal e a receptividade do povo descalvadense. “Todos estes critérios apresentados por Descalvado foram primordiais para nossa escolha. Toda a equipe da Secretaria de Turismo e a população desta cidade colaboraram muito com nosso estudo”, comentou.

Luciana e os alunos discorreram sobre as etapas de Planejamento do Turismo de localidades bem como estratégias, diagnóstico, pesquisas, investimentos e características e potencialidades econômicas consideradas na pesquisa, informando ao público presente sobre aspectos do levantamento. Eles compartilharam resultados e avaliaram positivamente a experiência em Descalvado. “Temos apreço especial por Descalvado. Conhecemos sua gente e dedicamos nosso aprendizado dos últimos anos em salas de aula para traçar um real e efetivo plano de turismo. Agradecemos às autoridades municipais pela confiança e ao povo pela acolhida. Foi um trabalho árduo e interessante que nos fez descobrir a cidade e seus atrativos”, disseram.

Além do georreferenciamento de áreas e atrações turísticas, também apresentadas no encontro, os acadêmicos comentaram sobre projetos como identificação de casarões históricos, criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), capacitação de recursos humanos para acolher turistas, Centro de Informações Turísticas, entre outros. Panone lembrou que muitas destas ações já foram adotadas pelo Poder Executivo. “Antes da entrega do Plano Diretor, acompanhamos de perto o trabalho da USP. Muitas das nossas práticas foram tomadas devido às sinalizações e orientações transmitidas pelos discentes ao longo do trabalho”, comentou o prefeito.

O chefe do Executivo ainda compartilhou com os alunos e professores da USP a realização da FAIPET que visa potencializar a vocação econômica da cidade e atrair novos turistas, da área de negócios e possíveis investidores.

Vale destacar que o Plano Diretor de Turismo desenvolvido pela USP foi uma conquista da atual administração que apresentou o município e concorreu com mais de 45 cidades na seleção feita pelo curso de Turismo da USP, em abril do ano passado. O trabalho custou à municipalidade apenas os gastos com estadia, alimentação e transporte dos acadêmicos. Se elaborado pela iniciativa privada, um plano nos mesmos moldes chegaria ao preço de R$ 400 mil aproximadamente.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates