sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ibaté - Aluna descobre talento em aulas do Centro Cultural do Cruzado

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ALUNA: Centro Cultural do Jardim Cruzado descobre talentos de todas as idades

Foto: Divulgação

Moradora do bairro participará de concurso nacional; ela incentiva população com sua história de vida

O Centro Cultural “Anna Ponciano Marques” oferece, através da Prefeitura de Ibaté, diversos cursos gratuitos. Os alunos têm as mais variadas idades e histórias de vida, como a da aluna Conceição Geralda da Silva, de 65 anos, que descobriu um grande talento depois de frequentar as aulas do Centro Cultural. “Nasci em Minas Gerais, mas moro em Ibaté há 26 anos. Já morei em vários bairros e quando me mudei para o Jardim Cruzado, fiz vários cursos no Centro Cultural até surgir a vontade começar a pintar quadros, coisa que eu nunca tinha feito antes. Aqui descobri algo que adoro fazer e hoje tenho vários quadros prontos”, conta.

No Centro Cultural, Conceição já fez aulas de música, crochê e artesanato. Mas foi na pintura que ela se encontrou. A ibateense de coração é mãe de 10 filhos. Com 17 netos, ela participou em 2008 do Concurso que seleciona trabalhos artísticos da maturidade. No concurso, promovido por uma grande rede bancária, Conceição inscreveu um quadro que ela produziu nas aulas.

Para participar, a aluna escreveu uma carta com sua história de vida e enviou junto com o quadro. Na carta ela relata como mudou de vida através da arte. “Aos 47 anos perdi os rins após contrair várias infecções e anemias, pois não cuidava bem da saúde. Graças a Deus, meu irmão doou um rim para mim”, conta. Quando ficou doente, o marido a abandonou. “Aos 60 anos comecei a frequentar o Centro Cultural. Hoje me sinto muito bem, minha casa é cheia de quadros. É uma terapia. Adoro o Centro Cultural. E para este ano vou enviar para o mesmo concurso, um quadro inspirado na casa onde fui criada, lá em Minas Gerais”, conta.

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, que apoia as manifestações artísticas, fala sobre a importância do Centro Cultural. “O Centro Cultural leva cultura e diversão de qualidade a mais de 2 mil pessoas por mês. E ninguém paga nenhuma taxa para fazer as aulas”, diz.

Lílian Girotto, administradora do Centro Cultural, conta que o espaço está de portas abertas para receber toda a comunidade. “Estamos de portas abertas para qualquer pessoa, de qualquer idade”, diz. A administradora acrescenta que vê na aluna um grande exemplo. “Outras pessoas deveriam seguir o exemplo da dona Conceição, que é uma pessoa admirável, que sai de casa, vê gente e que se encontrou na melhor idade graças a pintura. Dona Conceição é uma pessoa com uma força muito grande e que conseguiu dar força a família dela, depois desse encontro com si mesma”, diz.

Atividades - Há vagas para teatro, capoeira, cinema e dança de rua. A Banda Marcial de Ibaté também está com inscrições abertas. Outra atividade realizada com sucesso é o Cineclube, que ocorre toda a terça-feira, a partir das 8 da noite. No Cineclube são exibidos filmes variados a toda a comunidade.

A idade mínima para participar dos cursos é de 9 anos. Já para fazer parte da Banda Marcial é necessário ter 12 anos. O horário para se inscrever é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates