quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ibaté continua sem focos de dengue

quinta-feira, 8 de abril de 2010
Trabalho dos agentes tem evitado focos de dengue na cidade

Foto: Divulgação

Cidade está atenta para evitar o surgimento de criadouros do mosquito

Devido ao bom trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, através da equipe da Vigilância Epidemiológica do município e da conscientização dos moradores, Ibaté não tem focos de dengue. A cidade, que estava livre da dengue desde 2005, teve durante essa semana, a confirmação do primeiro caso da doença, porém, trata-se de um caso importado, ou seja, adquirido por um cidadão em outra cidade e tratado em Ibaté.

Portanto, a confirmação não é motivo para preocupação da população. “Apesar de sabermos que o caso é importado, tomamos várias medidas. Primeiramente, graças aos investimentos do governo Zé Parrella, o paciente já foi tratado e está recuperado. Também fizemos o bloqueio da área, onde está localizada a residência do paciente, onde não encontramos nenhum foco do mosquito transmissor da doença”, diz Crislaine Antônio Mestre, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Para o assessor geral do Departamento Municipal de Saúde, Caio Martins, a cidade continua sendo um exemplo no combate a dengue. “A equipe formada pelos funcionários da Prefeitura Municipal, os Agentes Comunitários de Saúde e o grupo de Combate a Endemias realizam fiscalizações em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e terrenos. Esse trabalho é diário, por isso a cidade não tem, atualmente, nenhum foco de dengue”, explica.

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, continua pedindo a atenção dos ibateenses. “Peço ao nosso povo que continue atento. Graças à nossa população, não temos nenhum foco de dengue na cidade e isso é motivo de orgulho para nós. O combate à dengue é responsabilidade de todos”.

Ele conta que não deseja passar pelo que passam as cidades vizinhas de São Carlos e Araraquara que, até o dia 08 de março, registravam 50 e 589 casos, respectivamente. “Somos exemplo a ser seguido. Estamos no meio de duas cidades que tiveram vários casos originados nas próprias cidades”.

A população de Ibaté tem sido consciente para evitar que surjam criadouros do mosquito da dengue, porém, toda a atenção é indispensável. “Embora nossa população seja consciente quanto ao acúmulo de água, peço para que nosso povo continue recebendo bem os nossos agentes de saúde. Se cada um fizer isso e cuidar de seu quintal ou comércio, a cidade continuará sendo exemplo. O único remédio para a dengue é o combate, e para isso é preciso a mobilização da cidade”, diz.

Sintomas e diagnóstico - Quando o paciente apresentar febre alta e súbita, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas pelo corpo, náuseas, falta de apetite e dor nas juntas, o morador pode contar com o atendimento das unidades de saúde durante toda a semana. Nos finais de semana, o atendimento é realizado no Hospital Municipal.

Crislaine Mestre explica que o diagnóstico da dengue é feito através da sorologia. “Esse exame não é um exame de sangue comum, um hemograma. Fazemos o exame sorológico e enviamos ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Ribeirão Preto, o qual é uma referência regional”, conta.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates