sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ibaté - Inclusão digital: Crianças têm aulas gratuitas de informática

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Os interessados podem se informar na secretaria das escolas onde estudam

Fotos: Divulgação

Projeto pioneiro atenderá 800 crianças de duas escolas municipais de Ibaté

A Prefeitura de Ibaté iniciou nesta semana, um projeto inédito na cidade: aulas gratuitas de informática para estudantes de duas escolas municipais. O projeto chamado “Informática Kids” é uma realização da Prefeitura em parceria com a escola Zeek Computação.
Inicialmente as escolas atendidas são duas, EMEF Brasilina Teixeira Ianoni e EMEF Professora. Neusa Milori Freddi. O curso será oferecido a oitocentas crianças.
A Prefeitura disponibiliza o espaço físico, os equipamentos de informática e a contratação dos profissionais. Coube a escola de informática, vencedora de processo licitatório, disponibilizar o material didático e administrar o conteúdo pedagógico das aulas.
As aulas são voltadas aos estudantes do 2º ao 5º ano, porque nesta idade – entre 8 a 10 anos – as crianças estão alfabetizadas. Cada aula tem duração de uma hora. A atividade é opcional e ocorre duas vezes por semana, sempre em horários diferentes das aulas regulares na escola em que o aluno está matriculado.
O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, fala sobre o projeto. “De imediato as crianças vão aprender o básico da informática, mas nossa intenção é expandir esta ideia maravilhosa. Com certeza nossas crianças vão para o ensino médio muito mais preparadas do que antigamente”, diz.
O diretor-proprietário da escola de informática, David Rigolão, conta que um curso como este, oferecido gratuitamente, custa mais de R$ 500. “Este curso, em minha escola, custa em torno de R$ 560. Por enquanto, o conteúdo das aulas envolve a introdução à informática e Windows. Nas aulas, a criança aprenderá as diferentes partes de um computador, assim como suas funções e utilidades. Futuramente a intenção do nosso prefeito é ter módulos mais avançados, com aulas de internet, power point e outros programas importantes”, diz.
Zé Parrella ressalta que em todas as aulas há um professor e três monitores. Além disso, os alunos não dividem o computador para aprender. “Somos pioneiros em muita coisa, inclusive porque há um aluno por computador, o que é muito importante para facilitar o aprendizado”, diz.
David Rigolão revela que as aulas têm por objetivo a inclusão digital. “Tenho essa escola há 14 anos e nunca vi um projeto como este em Ibaté, que pensa na inclusão digital dos alunos, colocando os estudantes em contato com o mundo da informática. O apoio que a Prefeitura tem nos dado será muito interessante para o futuro das crianças, que sairão da escola com um conhecimento maior que as gerações anteriores. Alguns dos nossos alunos não sabiam nem o que era um mouse ou monitor, por isso esse projeto é um grande benefício para os estudantes”, diz.
Os alunos serão avaliados quanto a presença e desempenho. Os que apresentarem bons índices receberão um diploma de conclusão de curso do módulo estudado.
Estrutura – A escola Brasilina tem com uma sala de informática grande, com 90 computadores e a escola Neusa tem duas salas: uma com 41 computadores e outra com 56.
Horários - Os horários são diversos. Há turmas no período da manhã e também à tarde. As crianças que ainda não se matricularam, podem procurar a secretaria de uma das duas escolas onde estudam, para se informar sobre os horários e vagas disponíveis.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates