quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lobbe Neto quer tornar lei o título de São Carlos como a Capital da Tecnologia

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Projeto de Lei nº 6532/2009, de autoria do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), que confere ao Município de São Carlos, no Estado de São Paulo, o título de "Capital Nacional da Tecnologia", foi aprovado hoje, por unanimidade, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Com uma população de mais de 200 mil habitantes, São Carlos concentra um altíssimo número de pesquisadores e centros de pesquisa. Possui a maior densidade de profissionais com doutorado do País. Enquanto a média brasileira é de um doutor para cada 5.423 habitantes, em São Carlos este número é de um para cada 180 habitantes da cidade. Concentra também inúmeros centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia de relevância nacional. Alguns exemplos são a Universidade Federal de São Carlos; a Universidade de São Paulo – USP; a Fundação Parqtec; a Embrapa; a TAM, e dois parques tecnológicos, o Science Park e Eco-Tecnológico Damha.

Como conseqüência desta alta concentração de pesquisadores e centros desenvolvedores de tecnologia, São Carlos registra também um dos maiores índices de patentes do País. São 14,5 patentes por 100 000 habitantes da cidade por ano. A média do país é 3,2, e a de São Paulo, 7,6. Cerca de 70% dos programas de pós-graduação locais são da área de ciências exatas. 200 empresas do município são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.

“São Carlos já é conhecida como a Capital da Tecnologia, nossa intenção é que este título, mais que merecido, agora seja reconhecido em lei. Tenho muito orgulho de ser sãocarlense”, comentou Lobbe.

O projeto deve ser aprovado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o Senado.

Assessoria Dep. Fed. Lobbe Neto

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates