quarta-feira, 7 de abril de 2010

Matão - Vacinação contra a Influenza H1N1 terá plantão neste sábado

quarta-feira, 7 de abril de 2010
Nesta etapa serão vacinadas pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Crianças de seis meses a dois anos e gestantes ainda podem receber a vacina

Começou na última segunda-feira (5), a terceira etapa da estratégia nacional de vacinação contra a Influenza H1N1. Adultos com idade entre 20 e 29 anos têm até o dia 23 de abril para tomar a vacina. As pessoas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Exclusivamente, neste sábado, dia 10, haverá plantão no horário das 8h00 às 17h00.
Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).
Em virtude do feriado de Páscoa, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da segunda etapa. Assim, a vacinação continua para gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos). As crianças recebem a vacina dividida em duas doses. A segunda aplicação ocorre 30 dias após o recebimento da primeira dose.

Idosos

A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica (H1N1). Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.
Na última etapa, de 10 a 21 de maio, será vacinada a população de 30 a 39 anos. Mais informações sobre a Influenza podem ser obtidas nos postos de saúde ou na Internet, no endereço: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br.

(Fonte: Ministério da Saúde).

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates