quarta-feira, 7 de abril de 2010

Porto Ferreira - Certificado Madeira Legal reconhece empresas que trabalham em acordo com as normas ambientais

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Consumir madeiras de origem legal é atitude consciente e ambientalmente responsável

O Programa e Certificado “Madeira Legal” foi criado em 2009 pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SMA), seguindo uma tendência mundial, na qual os próprios consumidores atuam como juízes, buscando produtos ambientalmente corretos. Logo, o Certificado “Madeira Legal” reconhece empresas que têm como matéria-prima a madeira e que recolhem a taxa da Reposição Florestal em volume equivalente ao consumo de produtos florestais anuais, denominando-as “sustentáveis”.

De modo geral, o Programa “Madeira Legal”, prevê que toda madeira que é consumida por empresas, seja reposta no mercado, sendo a taxa da Reposição Florestal transformada em mudas florestais (Eucalyptus spp.), de forma a garantir a demanda de matéria prima dentro do Estado de São Paulo, tornando tal ciclo produtivo auto-sustentável. Também podemos citar como benefícios desse programa:

- Aumento da disponibilidade de matéria-prima na região;

- Regulação dos preços;

- Maior oferta de empregos no campo;

- Alternativa econômica para proprietários rurais;

- Diminuição da pressão sobre os remanescentes florestais naturais;

- Auxílio na manutenção da biodiversidade.

A doação das mudas de eucaliptos é realizada por Associações Florestais cadastradas junto à SMA, como é o caso da Florestal Cantareira (Jaguariúna/SP), que realiza a doação de 450 a 600 mil mudas/ano. Atualmente, as CATI’s têm sido as parceiras e interlocutoras desse processo de doação, prevendo para o ano agrícola 2010/11 a expansão das áreas de plantio para novos municípios, de forma a disponibilizar as mudas doadas para as mais diversas regiões do Estado.

Por outro lado, também é preciso conscientizar e educar as empresas que utilizam madeira (cerâmicas, olarias, padarias, pizzarias, restaurantes, tinturarias, hotéis, clubes esportivos), ou seja, todos que consomem madeira para energia e outros fins – aqui, madeira podem ser toras, toretes, cavacos.

Pois, além de ser uma lei (obrigatória), a Reposição Florestal disponibiliza fonte de renda para produtores rurais, induzindo e facilitando a diversificação rural e econômica.

Logo, quanto maior o número de empresas pagantes e legalizadas (associados), maior será o volume de mudas disponibilizado para doação.

Empresas, obtenham o Selo Reposição Florestal e todos os seus benefícios.

Consumidores, exijam o Selo Reposição Florestal nos estabelecimentos de comércio.

Divulgue essa idéia!

Mais informações: www.florestalcantareira.org.br


Prefeitura de Porto Ferreira

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates