quarta-feira, 7 de abril de 2010

Porto Ferreira - “Pedalando e Aprendendo” será implantado no Centro da Juventude

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Governo do Estado disponibiliza mais um programa social para Porto Ferreira

Visando oferecer oportunidade de aprendizado, assim como incrementar a política de inclusão social – um das principais propostas do atual governo municipal –, será implantado em breve em Porto Ferreira mais um programa social. Trata-se do “Pedalando e Aprendendo”, mantido pelo governo do Estado, e que basicamente consiste em receber bicicletas e capacetes de segurança novos para doação, bem como capacitar jovens.

Na semana passada, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e que marcou a despedida do cargo do governador José Serra (PSDB), pré-candidato à presidência da República, o anúncio do programa foi dado pela primeira-dama do Estado, Mônica Serra.

Presente ao evento, Viviane Santana Rasi, primeira-dama do município, diretora do Departamento Municipal de Promoção Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Porto Ferreira, disse estar otimista com mais esta conquista que possibilita, além de aprendizado, a inclusão social para crianças e jovens. “Fiquei extremamente feliz com a notícia da liberação de mais este programa social para Porto Ferreira. os benefícios do projeto serão de grande valia aos nossos jovens e crianças. Mais um trabalho em conjunto entre educação, trabalho e social, tem tudo para apresentar resultados positivos”.

O novo programa será implantado no Centro da Juventude, na Vila Maria, onde já são desenvolvidos outros programas, como o Ação Jovem, e que possibilita oportunidade de aprendizado também em outras áreas, como manicure, dança, informática, etc.

Conheça o programa

O programa consiste em receber bicicletas e capacetes de segurança novos para doação, bem como capacitar jovens.

• Doar bicicletas para alunos com idade de 11 a 14 anos da rede estadual de ensino de municípios paulistas - com situação socioeconômica menos favorável e população de até 5 mil habitantes com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

• Capacitar jovens acima de 16 anos, matriculados na rede estadual de ensino, para atividades de montagem, manutenção e reparos de bicicletas, em curso ministrado e certificado pelo Senai em parceria com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), ampliando oportunidades para o exercício sustentado de atividades geradoras de renda.

Participam da doação:

• Alunos de escolas públicas das regiões carentes de pequenos municípios do Estado - com idade de 11 a 14 anos e renda familiar de até 1 salário mínimo.

• Alunos com frequência escolar acima de 80% e desempenho progressivo comprovado por critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação.

Estratégia do programa:

1. Sensibilização de empresários e de pessoas físicas para captação de bicicletas e capacetes.

2. Estabelecimento de parcerias com empresas privadas e instituições do setor público, objetivando a capacitação profissional e o direcionamento dos jovens ao mercado de trabalho.

Parceiros:

• Senai;

• Comitê Feminino da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo);

• Fabricantes, montadoras e revendedoras de bicicletas;

• Secretaria Estadual da Educação.


Prefeitura de Porto Ferreira

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates