quarta-feira, 7 de abril de 2010

Prefeitura de Matão realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental

quarta-feira, 7 de abril de 2010
Evento será no dia 15 de abril, no subsolo da Igreja Santa Cruz

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal da Saúde realizará a “I Conferência Municipal de Saúde Mental – Intersetorial” que vai abordar o tema “Saúde Mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. O evento será no próximo dia 15 de abril, das 8h30 às 17h00, no subsolo da Igreja Santa Cruz, na Rua Sinharinha Frota, 1772, Jardim Buscardi.
O tema principal será discutido a partir de três eixos temáticos: I - Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; II - Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; e III – Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.
Entre os objetivos da Conferência está a promoção do debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais.
Após a conferência municipal haverá também a etapa estadual, em data a ser definida no período de 26 de abril a 23 de maio e, posteriormente, a IV Conferência Nacional de Saúde Mental já confirmada de 27 a 30 de junho, em Brasília.

Programação

A programação da I Conferência Municipal de Saúde Mental é a seguinte: 8h30 – Credenciamento; 9h00 – Abertura; 9h30 – Mesa Redonda “Saúde Mental de Matão: a nossa realidade”; 10h30 – Apresentação dos Eixos Temáticos; 10h45 – Inscrição para Grupos Temáticos e Coffee Break; 11h00 – Debates; 12h00 – Lanche (no local); 13h00 – Grupos Temáticos; 14h30 – Coffee Break; 14h45 – Plenária Final; e 16h30 – Encerramento.

Atendimento municipal

A Prefeitura de Matão disponibiliza para a população uma ampla rede de atenção à saúde mental, realizando o diagnóstico, o tratamento e a inclusão social dos usuários, que são atendidos por profissionais qualificados.
Conheça a seguir, as unidades municipais de atendimento em saúde mental e a respectiva área de atuação.

CENTRO DE REABILITAÇÃO INFANTIL (CENTRINHO)

Atendimento: crianças de 0 a 12 anos

Especialidades: Psiquiatria, Neurologia, Pediatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Fisioterapia.
Endereço: Rua Cesário Mota, 1160 – Centro
Fone: 3384-7340

AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL

Atendimento: adolescentes acima de 13 anos e adultos Especialidades: Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Auxiliar de Enfermagem

Endereço: Av. Tiradentes, 288 – Centro
Fone: 3394-2354

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

Atendimento: adultos portadores de transtornos mentais severos e persistentes Especialidades: Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Técnica de Enfermagem Endereço: Av. Tiradentes, 509 – Centro
Fone: 3384-4302

NÚCLEO DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA

Atendimento: crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência, encaminhados pelo Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher e Poder Judiciário Especialidades: Psicologia e Fonoaudiologia Endereço: Av. Tiradentes, 288 – Centro
Fone: 3384-9424


Prefeitura de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates