sexta-feira, 9 de abril de 2010

São Carlos - Teste do Pezinho: Prefeitura e APAE-SP capacitam servidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Prefeitura de São Carlos, pela Secretaria Municipal Saúde, e a APAE de São Paulo firmaram parceria para capacitar os profissionais de saúde da Rede Municipal quanto ao Teste do Pezinho, que deve ser realizado nas crianças logo após o nascimento.

Pelo menos 100 pessoas, entre profissionais e alunos de enfermagem, foram capacitados. O grupo foi dividido em quatro turmas e as oficinas aconteceram no auditório da Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”.

Esse exame é realizado em todas as Unidades de Saúde e é importante no diagnóstico de doenças metabólicas ou genéticas congênitas. A identificação precoce dessas doenças – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e hemoglobinopatias (traço e doença falciforme) – é fundamental para o sucesso do tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou na Divisão de Vigilância Epidemiológica o Sistema de Vigilância dos Erros Inatos do Metabolismo, que permite detectar, com mais facilidade, a ocorrência de alterações no Teste do Pezinho.

O teste é obrigatório por lei em todo o território nacional, alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório sem a realização do teste.

Dados São Carlos
Em 2009, foram realizados 2.596 testes, o que corresponde a 92,32% das crianças nascidas na cidade. Destes, a APAE/SP – responsável pela análise dos exames – registrou alterações hormonais em 3 crianças, que foram encaminhadas para acompanhamento médico.

Por que fazer o teste?
Essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto por que qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Como é feito o tratamento?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).

O que é traço falcêmico?
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não é uma doença, mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.

O que é doença falciforme?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.

Onde se pode fazer o Teste do Pezinho?
Na maternidade automaticamente, antes da alta hospitalar, após o parto e nas unidades de saúde do município.

Quanto custa fazer o teste?

Nada. As unidades da Saúde não podem cobrar por esse serviço, pois ele já é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

1 comentários:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HOMOCISTINÚRIA

Porque nao faz para as outras doenças metabolicas que tambem podem ser descoberta pelo mesmo sangue ,existe doenças que se for diagnosticada no teste do pezinho evita que a criança tenha uma serie de sequelas ,exemplo disto e a Homocistinuria da qual eu tenho um filho .

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates