segunda-feira, 10 de maio de 2010

Descalvado - Psicóloga dá palestra no Jardim Albertina em comemoração ao Dia das Mães

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A psicóloga Sílvia Aparecida de Oliveira Puoli deu uma palestra na EMEF ”Dirce Sartori Serpentino”, no Jardim Albertina, em comemoração ao Dia das Mães. O tema foi “Mãe e Mulher – Razão e Emoção”, destinado às mulheres que residem na região Leste da cidade. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, que contou com a presença do prefeito Luís Antonio Panone e da primeira-dama Jose Panone. A cerimônia teve a participação do coral dos alunos da escola, que entoaram “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, de Roberto Carlos.

Sonia Puoli começou a palestra falando sobre as várias facetas da mulher contemporânea, com uma infinidade de papéis a serem desempenhados no cotidiano; dos questionamentos diante das tarefas; e na eterna busca da perfeição de suas ações. “É preciso cuidar do corpo, da saúde e do lado emocional. Há que se valorizar como pessoa. Algumas mulheres acreditam que ao se dedicarem às tarefas diárias e à maternidade, automaticamente serão consideradas boas esposas. Quando se entregam demais à maternidade, é provável que acabem ficando estressadas e ressentidas”.

Segundo a psicóloga, a execução dos afazerem diários não precisa ser estressante. Para tanto, basta reavivar as qualidades, os talentos esquecidos retomar um hobby – como ler, dançar etc. “Quando recordamos das coisas das quais nos orgulhamos, nos conectamos com o nosso verdadeiro eu, com a pessoa que já fomos. Concentrem-se nos aspectos positivos. Administrem seu tempo; façam uma lista de prioridades; sejam flexíveis, organizando o dia-a-dia; criem um lar confortável e acolhedor”.

No campo dos relacionamentos, a palestrante falou sobre a necessidade de se construir uma relação de respeito com o companheiro. “Divirtam-se juntos, sejam grandes amigos. Estimule o outro a fazer as coisas de que vocês gostam. Demonstrem admiração pelas pessoas queridas com quem vocês convivem – sejam eles maridos, namorados, pai. Dialoguem. Sejam capazes de perdoar. A mágoa e o ressentimento trazem doenças graves”.

Com relação aos filhos, Sonia Puoli afirmou ser necessário restringir o acesso das crianças a filmes e videogames que incitem a violência. “Ensinem a eles regras e valores morais e éticos, que vão formar o caráter deles e guiarão seus atos. Estimulem a auto-estima de seus filhos. Ao mesmo tempo, lembrem-se que o máximo que vocês podem oferecer a seus filhos é um lar tranqüilo, seguro. É importante que você e seus filhos saibam que estão ligados, um ao outro. Incentive-os nos estudos, no esporte”.

Convidado a encerrar o evento, o prefeito Panone ressaltou que “a palavra coragem sintetiza o que é ser mãe e mulher”. Como exemplo de coragem, o chefe do Executivo lembrou da tragédia que aconteceu em março de 1857, quando aproximadamente 130 trabalhadoras morreram carbonizadas numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, após uma grande greve em que reivindicavam melhores condições de trabalho.

Panone finalizou sua participação ao dizer que “é a mãe quem educa, quem alimenta, quem cuida da saúde dos filhos. A mulher passa a vida inteira lutando contra o preconceito, contra as dificuldades. Por isso eu gostaria de deixar meus parabéns a vocês, nesse Dia das Mães”.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates