CULTURA E LAZER

São Carlos sedia Campeonato Brasileiro de Balonismo em Julho

Evento pode credenciar a cidade a disputar campeonato mundial do esporte em 2014
De 19 a 25 de julho, São Carlos sedia o 23º Campeonato Brasileiro de Balonismo. O anúncio foi feito pelo prefeito Oswaldo Barba na manhã desta quinta-feira (6). O torneio deve reunir mais de 25 competidores e pode credenciar a cidade a sediar o campeonato mundial do esporte em 2014.


O evento contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnolli e do presidente da Comissão Aerodesportiva Brasileira, Leonel Brites.


Romagnolli expressou sua satisfação em contar com o apoio do município para a realização de mais uma competição de balonismo. Em 2007, São Carlos recebeu o Campeonato Paulista; no ano passado foi a vez da Copa Brasil e, em breve, o céu da cidade recebe o colorido dos balões durante o Brasileiro. “São Carlos tem vários requisitos para receber competições de balonismo. Além de ser reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu potencial tecnológico, tem se projetado nos últimos anos no turismo. As condições climáticas da cidade também proporcionam excelentes competições”, reconheceu.


O presidente da Confederação disse durante o anúncio que a entidade vai lutar para que São Carlos possa sediar o Campeonato Mundial de Balonismo, em 2014. “São 114 países que se credenciam para sediar esse evento, mas estamos convictos que o Brasil pode levar a melhor nessa disputa e São Carlos apresenta todas as condições para realizar a competição”, salientou.


Na opinião do prefeito Oswaldo Barba, o Campeonato Brasileiro de Balonismo projeta a cidade no cenário nacional. “São 6 dias de competição que movimentam a economia da cidade. Os setores hoteleiro e gastronômico e o comércio têm um expressivo aumento nos negócios. O balonismo é um importante cartão de visitas para a cidade, que tem se especializado em receber grandes eventos”, disse o prefeito, mencionando também o Grand Prix de Vôlei, que acontece em agosto, e receberá, na cidade, as seleções brasileira, chinesa, japonesa e italiana.


Novidades – Leonel Brites informou que a competição desse ano apresenta novidades. O vencedor do campeonato vai receber uma moto zero quilômetro. A prova da chave proporcionará ao vencedor levar para casa um carro novinho. A prova requer perícia do balonista, que precisa pegar uma chave, geralmente pendurada em um mastro, sem se descuidar da pilotagem do balão. Brites, inclusive, foi o primeiro vencedor da prova, em 1992. “Assim como o balonismo vamos discutir a realização de outros eventos aéreos em São Carlos”, revelou Brites.
 
 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates