A Fazenda Santa Maria foi adquirida em 1850, por José Inácio de Camargo, nas glebas á margem do Rio Monjolinho, e está localizada entre os municípios de Ibaté e São Carlos. José Inacio de Camargo deixou como herdeiros seus filhos Major José Inácio e Theodoro Leite de Camargo. Theodoro de avultada fortuna, conquistada na época áurea da produção cafeeira, iniciou a construção de um grande sobrado. A histórica construção ocorreu em1887, nas terras da Fazenda Santa Maria , sendo equiparada as melhores e mais confortaveis residencias existentes no país.
As demais construções da fazenda são da mesma época, e formam um conjunto arquitetônico que está sendo preservado. Na casa do administrador, existe um grande sino. O terreiro de café foi construido em piso de tijolos rusticos, e ao lado destacam-se um magnifico aqueduto, e a senzala, moradia dos escravos. Depois da abolição foi transformada em colônia para imigrantes italianos, e mais tarde a casa do Capitão do mato.
Com noticias de Ibaté e região, este Blog é voltado para abranger varios assuntos sobre noticias, eventos, politica, policia, atualidades, e tudo o que acontece no dia a dia das cidades da nossa região.
Esperamos que gostem e aproveitem ao máximo. Postem seus comentários!...
À todos os leitores, o meu muito obrigado!
Att : Renato Fernandes - O editor
4 comentários:
Caro Renato
Fiquei feliz ao visitar o seu Blog. Está bom demais.Muito bem elaborado e com um visual bem estético. Continue assim, sempre levando a boa informação e a cultura a todos os rincões da Internet. Parabéns e um grande abraço do seu pai que te estima, Jayme...
Parabéns pelo seu blog Renato, adorei as noticias esta perfeito, continue assim nos informando a toda população de São Carlos, Ibaté e região boa sorte.........lisandra
Caro Renato
Estive no site e gostei. Tá bom demais e vai ficar melhor. Jaiminho
legal....adorei esse blog,parabens e continue trazendo as noticias para o nosso povo;pois muitas coisas que acontece na regiao esta bem escondida...Seja feliz com seu trabalho.Abraços sua amiga Vanilda.
Postar um comentário