quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ministério recomenda separação de casos de gripe

quarta-feira, 22 de julho de 2009
O Ministério da Saúde recomendou aos serviços de saúde que separem os pacientes com sintomas de gripe e problemas respiratórios dos demais pacientes no setor de emergência. A medida visa impedir a transmissão do vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe A ou gripe suína, visto que o vírus está circulando livremente pelo País e os sintomas são parecidos com o da gripe comum.
O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, sugeriu que os hospitais adotassem duas portas para receber os pacientes. Ele sugeriu ainda que, caso seja necessário, os serviços de saúde poderiam montar tendas para atender os doentes, medida adotada pelos hospitais do Rio Grande do Sul.
A ideia é agilizar o atendimento e concentrar esforços nos casos graves de gripe para evitar a ocorrência de novas mortes. Vale lembrar que, por determinação do Ministério da Saúde, os exames agora serão feitos somente em pacientes com síndrome respiratória aguda, uma forma de evitar congestionamento nos laboratórios credenciados.
O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira mais uma etapa da campanha informativa sobre a gripe suína. A nova campanha tem como objetivo informar e esclarecer as principais dúvidas da população sobre a doença. Foram produzidos filmes e spots com informações que esclarecem as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença.
Os sintomas da nova gripe são febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados para evitar o contágio, como lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal, e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates