terça-feira, 7 de julho de 2009

Prorrogado prazo para adaptações de ônibus para deficientes

terça-feira, 7 de julho de 2009

As empresas de ônibus urbanos terão mais um ano para fazer às adaptações de seus veículos para receber portadores de necessidades especiais. Uma resolução do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) determinava que todos os veículos fabricados a partir 1996 deveriam sofrer adaptações para o transporte de cadeirantes e cegos até este mês, mas o prazo foi prorrogado porque as empresas não cumpriram as exigências.

Em Campinas, apenas 168 ônibus dos 1,2 mil comprados nos últimos 13 anos são adaptados. Em Ribeirão Preto, só 57 ônibus da frota de 310 veículos da cidade são preparados para transportar portadores de necessidades especiais e, em Araraquara, existem apenas dois veículos adaptados, de um total de 73 fabricados desde 1996.

De acordo com o coordenador de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Eduardo Beloped, a demora no cumprimento da determinação se deve ao fato de que as empresas estão preferindo trocar os veículos a fazer as adaptações.

Mas o engenheiro de transporte de Araraquara Valentim Gomes afirmou que não sabia da determinação. “Não havia amplo conhecimento da sociedade sobre essas regras que permitissem cobrar a adaptação”, disse.

Outro motivo do não cumprimento da regulamentação é a falta dos órgãos fiscalizadores.

Adaptações

De acordo com a regulamentação do Inmetro, os veículos devem estar preparados com rampas e elevadores para os cadeirantes, lugares reservados para cadeira de rodas com cinto de segurança especial, sinalização, espaço para cães-guia e barras de apoio que identifiquem o acento para os cegos.

Fonte: EPTV

3 comentários:

MARCELENA NAZARIO

Infelizmente mais um discaso, pois somos nós cadeirantes que temos que conviver com essa falta de acessibilidade. Todos os dias ao ir para o trabalho temos que passar por humilhações desagradaveis. È um absurdo esse adiamento da Lei que prorroga mais um ano a questão da acessibilidade nos transporte publico. Isso é o Brasil do egoismo.

Renato Fernandes

Excelente comentário Marcelena ! Use nossa tribuna para reeinvindicar vossos direitos, pois a voz do povo, é a voz de DEUS... Quanto ao País que vivemos... Ah ele é Maravilhoso! Só nos falta governantes que tenham força de vontade para ajudar os seus semelhantes. O melhor exemplo disso, são vocês que lutam pela igualdade de todos os cidadãos e desejam que seus direitos sejam efetivamente cumpridos. Como bem disse: Esse é o Brasil do egoismo, onde políticos e pessoas comuns só olhem para seus próprios umbigos... Falei e disse

Anônimo

Enquanto isso empresas de ônibus enriquecem cada vez mais, e nada fazem para dar uma condição mais digna a essas pessoas portadoras de necessidades especiais... e o governo tambem se omite das suas obrigações, e como tudo nesse País, caminhamos a passos de tartaruga e a mercê do descaso total. Como diria nosso bom jornalista Bóris Casoy " ISTO É UMA, VERGONHA!!!!!!!

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates