quinta-feira, 6 de maio de 2010

Descalvado - Santa Casa recebe aparelho de tele-eletrocardiograma de última geração

quinta-feira, 6 de maio de 2010


A Santa Casa de Descalvado recebeu um aparelho de tele-eletrocardiograma, de última geração, que servirá para diagnosticar doenças graves, como arritmia cardíaca e infarto do miocárdio. O equipamento foi doado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – hospital da administração direta da Secretaria Estadual da Saúde. O prefeito Luís Antonio Panone e o secretário municipal da Saúde, doutor Edinir Salvador Sápia, estiveram presentes no ato da entrega.

A solicitação foi feita via ofício destinado pelo Parlamento Regional Vale do Mogi, do qual faz parte o presidente da Câmara de Descalvado, vereador Luiz Carlos Rosa Vianna, e engloba as cidades de Descalvado, Porto Ferreira, Tambaú, Santa Rita e Santa Cruz das Palmeiras.

Técnicos do Instituto vieram a Descalvado instalar o aparelho e dar um pequeno curso sobre o funcionamento do tele-eletrocardiograma a enfermeiros da Santa Casa. O sistema leva apenas oito segundos para emitir um traçado do eletrocardiograma. Os dados do paciente são enviados à central instalada no Dante Pazzanese, que conta com doze cardiologistas trabalhando em regime de plantão permanente. O exame é avaliado por esses especialistas, e após dez minutos o laudo interpretativo é retransmitido pelo próprio equipamento.

O canal de comunicação é uma pequena antena, que envia os dados à operadora de celular, que por sua vez o envia para a central do hospital, em São Paulo. Pelo sistema convencional, tal procedimento poderia levar horas. Atualmente, o Instituto analisa cerca de 450 exames diários – totalmente gratuitos. O banco de dados tem em seus arquivos mais de 90 mil procedimentos, que podem ser consultados pelos médicos cardiologistas a qualquer momento.

O cardiologista Vander Vieira fez o primeiro tele-eletrocardiograma, num enfermeiro da Santa Casa. Após analisar o resultado, fez um agradecimento ao vereador Luiz Carlos por ter intercedido junto à Secretaria de Estado da Saúde visando à doação do aparelho. “Esse equipamento é de grande valia. Será importante para salvar vidas”, disse.

O presidente da Câmara disse que o aparelho “é um grande avanço, fruto do trabalho do Parlamento Regional e da grande união das Câmaras, que tem feito um trabalho muito sério”.

O prefeito Panone também agradeceu ao parlamentar, ressaltando que somente com a união dos municípios será possível conseguir grandes avanços. No âmbito do Executivo, Panone asseverou que também está em andamento a Associação dos Municípios do Vale do Mogi. “Também quero destacar a participação de Gijo Castellano, por ter ajudado a trazer esse equipamento, que é o que há de mais moderno na medicina. Certamente, é uma grande conquista para Descalvado”, finalizou o prefeito.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates