quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ibaté - Professores passam por capacitação sobre Programa Ler e Escrever

quarta-feira, 5 de maio de 2010
Palestrante abordou exemplos práticos para serem usados em sala de aula

Foto: Divulgação

Elaboradora do método do Programa Ler e Escrever esteve em Ibaté para capacitar professores

Os professores do primeiro ao quinto ano da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação com a professora Mara Sílvia Negrão Povoa, uma das elaboradoras do material do Programa Ler e Escrever, do Ministério da Educação. O material voltado especialmente ao ensino da língua portuguesa, foi adotado recentemente pelo município.

A capacitação, realizada na última semana pela Prefeitura de Ibaté, através do Departamento de Educação e Cultura, discutiu a concepção construtivista com explicações práticas da palestrante.

Para uma das coordenadoras pedagógicas do Departamento de Educação, Maria da Penha Selenza, o Ler e Escrever abrange a construção construtivista. “A visão do programa é construtivista, ou seja, o aluno constrói o conhecimento. A palestrante deu exemplos práticos e ampliou o conhecimento dos professores. A Mara Povoa é uma profissional muito preparada, com muita experiência. Sem dúvida aprendemos muito com ela nessa capacitação”, diz.

A coordenadora pedagógica acrescenta que sem o apoio que sempre recebe do prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, jamais seria possível proporcionar capacitações de qualidade aos professores. “As capacitações são necessárias e elas só acontecem em nossa cidade porque temos o apoio do prefeito e da professora Nélsia”, diz.

De acordo com informações da Coordenadora Pedagógica Andréia Adriana Vieira Cintra, os maiores beneficiados com a capacitação são os alunos e os professores. “Quem ganha com essa capacitação são os nossos professores e consequentemente nossos alunos, pois educação de qualidade é a intenção do nosso prefeito, da diretora do Departamento Municipal de Educação, Professora Nélsia e da equipe de Coordenadoras Pedagógicas que atuam junto aos professores da rede”, diz.

A palestrante conta que o objetivo da visita à Ibaté é atender uma solicitação da Prefeitura. “Fomos chamados para atender uma solicitação da prefeitura para que falássemos sobre como trabalhar com o material do Programa Ler e Escrever. Além disso, explicamos quais são as vantagens do uso desse material, que é atender o aluno de forma individualizada e ajudar o professor a planejar as aulas”, conta Mara Povoa.

Mara dá um conselho aos docentes, de modo geral. “Que os professores estejam dispostos a pesquisar, porque o estudo é uma ferramenta fundamental”, fala.


1 comentários:

Andréia Adriana vieira

Vejo essa capacitação como algo positivo para os nossos professores , uma vez que com a implantação do Programa Ler e Escrever surgiram dúvidas e gerou um pouco de insegurança , tendo a portunidade de tirarmos todas as dúvidas e tb sugestões de como enriquecermos ainda mais esse material. a Profª Mara foi ótima trabalhou de forma convincente e mostrou quais as conquistas que teremos com essa implantação do Programa. Andréia Adriana vieira Coordenadora Pedagógica do Departamento M. de Educação de Ibaté .

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates