A psicóloga Sílvia Aparecida de Oliveira Puoli deu uma palestra na EMEF ”Dirce Sartori Serpentino”, no Jardim Albertina, em comemoração ao Dia das Mães. O tema foi “Mãe e Mulher – Razão e Emoção”, destinado às mulheres que residem na região Leste da cidade. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, que contou com a presença do prefeito Luís Antonio Panone e da primeira-dama Jose Panone. A cerimônia teve a participação do coral dos alunos da escola, que entoaram “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, de Roberto Carlos.
Sonia Puoli começou a palestra falando sobre as várias facetas da mulher contemporânea, com uma infinidade de papéis a serem desempenhados no cotidiano; dos questionamentos diante das tarefas; e na eterna busca da perfeição de suas ações. “É preciso cuidar do corpo, da saúde e do lado emocional. Há que se valorizar como pessoa. Algumas mulheres acreditam que ao se dedicarem às tarefas diárias e à maternidade, automaticamente serão consideradas boas esposas. Quando se entregam demais à maternidade, é provável que acabem ficando estressadas e ressentidas”.
Segundo a psicóloga, a execução dos afazerem diários não precisa ser estressante. Para tanto, basta reavivar as qualidades, os talentos esquecidos retomar um hobby – como ler, dançar etc. “Quando recordamos das coisas das quais nos orgulhamos, nos conectamos com o nosso verdadeiro eu, com a pessoa que já fomos. Concentrem-se nos aspectos positivos. Administrem seu tempo; façam uma lista de prioridades; sejam flexíveis, organizando o dia-a-dia; criem um lar confortável e acolhedor”.
No campo dos relacionamentos, a palestrante falou sobre a necessidade de se construir uma relação de respeito com o companheiro. “Divirtam-se juntos, sejam grandes amigos. Estimule o outro a fazer as coisas de que vocês gostam. Demonstrem admiração pelas pessoas queridas com quem vocês convivem – sejam eles maridos, namorados, pai. Dialoguem. Sejam capazes de perdoar. A mágoa e o ressentimento trazem doenças graves”.
Com relação aos filhos, Sonia Puoli afirmou ser necessário restringir o acesso das crianças a filmes e videogames que incitem a violência. “Ensinem a eles regras e valores morais e éticos, que vão formar o caráter deles e guiarão seus atos. Estimulem a auto-estima de seus filhos. Ao mesmo tempo, lembrem-se que o máximo que vocês podem oferecer a seus filhos é um lar tranqüilo, seguro. É importante que você e seus filhos saibam que estão ligados, um ao outro. Incentive-os nos estudos, no esporte”.
Convidado a encerrar o evento, o prefeito Panone ressaltou que “a palavra coragem sintetiza o que é ser mãe e mulher”. Como exemplo de coragem, o chefe do Executivo lembrou da tragédia que aconteceu em março de 1857, quando aproximadamente 130 trabalhadoras morreram carbonizadas numa fábrica de tecidos,
Panone finalizou sua participação ao dizer que “é a mãe quem educa, quem alimenta, quem cuida da saúde dos filhos. A mulher passa a vida inteira lutando contra o preconceito, contra as dificuldades. Por isso eu gostaria de deixar meus parabéns a vocês, nesse Dia das Mães”.
0 comentários:
Postar um comentário