quinta-feira, 6 de maio de 2010

Matão - Prefeitura intensifica os preparativos a festa de Corpus Christi

quinta-feira, 6 de maio de 2010

62ª edição da festa acontece no dia 3 de junho, com a ornamentação de 12 quadras

Com a proximidade da 62ª edição da tradicional Festa de Corpus Christi, principal evento religioso e turístico do município, a Prefeitura de Matão redobra as atenções para a organização do evento que, neste ano, será no dia 3 de junho. No início desta semana foram iniciados os trabalhos no galpão de moagem e tingimento de vidro e outros materiais utilizados na ornamentação das ruas.

Os desenhos são confeccionados manualmente por artistas, estudantes e voluntários com a ajuda de grandes moldes de ferro em doze quadras nas proximidades da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro. O trajeto da procissão recebe tapetes confeccionados com cerca de 70 toneladas de materiais tingidos, basicamente, dolomita, areia e vidro moído, alusivos a Eucaristia e ao tema da Campanha da Fraternidade (“Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”).

Toda a estrutura da festa é montada pela Prefeitura, com praça de alimentação, sanitários químicos, pessoal de apoio, transporte de materiais, entre outros. “A preparação da festa demanda muito trabalho e envolve várias pessoas, mas que tudo está caminhando dentro do previsto. Já realizamos as reuniões com os grupos que fazem a ornamentação, estamos fechando com as entidades que exploram a praça de alimentação e está em andamento a preparação do material e dos moldes utilizados nos tapetes. A campanha de divulgação, com cartazes, outdoors, folhetos explicativos e mídias em rádio, TV e Internet está sendo finalizada. Estamos seguindo a orientação do prefeito Adauto Scardoelli de melhorar a festa a cada ano”, disse.

Coleta de Vidro

Apesar de a maioria do material utilizado para as ornamentações ser a dolomita, a Prefeitura está fazendo a coleta de vidro, que necessariamente deve ser do tipo comum e preferencialmente os transparentes, porque o vidro temperado, por exemplo, não pode ser reutilizado, e os coloridos, não podem ser tingidos. “Devido ao alto custo e a escassez do vidro passamos a utilizar a dolomita, que é mais barata e menos insalubre. Mas para mantermos a tradição, ainda utilizamos o vidro que é doado pela população”, explica Cardoso.

Os interessados em fazer a doação do vidro devem ligar no Departamento de Esportes e Turismo, no telefone 3382-4075, para que os servidores municipais façam a retirada do material. Outra opção é levar o vidro diretamente no galpão de tingimento, localizado na Rua João Pessoa, s/n, esquina com a Avenida Padre Nelson (local conhecido como “Baldan Velha”), no horário das 8h00 às 17h00.

Programação

A programação da 62ª Festa de Corpus Christi de Matão já está definida. O início das ornamentações será a partir das quatro horas da manhã. As atividades artísticas e culturais na Casa da Cultura e na Praça Alimentação começam às 9h00. Na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, haverá missas às 8h00, 11h00 e 16h00, e “Hora Santa” às 9h00. A procissão que percorrerá todo o trajeto ornamentado será durante a missa das 16h00.

A novidade deste ano será a realização de um show com a cantora Mariani, com músicas de cunho religioso, às 13h30, na escadaria da Igreja Matriz.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates