quinta-feira, 6 de maio de 2010

Matão - Prefeitura inicia vacinação contra a gripe em idosos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Neste sábado, os postos de saúde e unidades do PSF estarão de plantão até as 17h00

A Prefeitura de Matão realizará, no período de 8 a 31 de maio, mais uma campanha de vacinação contra a gripe em pessoas maiores de 60 anos. Neste sábado (8), Dia de Mobilização Nacional, os postos de saúde e as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão de plantão, das 8h00 às 17h00.

Matão conta com aproximadamente de 6.800 idosos e o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 100% das pessoas nesta faixa etária. “Sempre obtivemos excelentes resultados em campanhas anteriores e neste ano não pode ser diferente”, lembra o Secretário de Saúde José Francisco Dumont.

Os idosos com doenças crônicas (cardíaca, respiratória, hepática, renal, sanguínea, diabetes, imunodepressão ou grande obesidade), também receberão a vacina contra a Influenza H1N1, caso ainda não tenham tomado.

As Unidades Básicas de Saúde do município estão localizadas nos seguintes bairros: Centro, Bairro Alto, Jardim Popular (CAIC), Vila Pereira, Jardim Paraíso, São José, IV Centenário, Silvânia e no distrito de São Lourenço do Turvo. As unidades do PSF funcionam no Parque Aliança, Senhor Bom Jesus, Jardim Popular e Jardim Paraíso (que atende também o bairro de Silvânia e o Horto Florestal).

Em Silvânia não haverá plantão no sábado, porque são poucas pessoas para serem vacinadas e a aplicação acontecerá na sexta-feira (7). O PSF do Jardim Paraíso não atenderá no sábado, em virtude da unidade estar próxima ao Posto de Saúde do bairro.

O Secretário lembra ainda que a vacinação é muito importante porque evita que os idosos sejam acometidos pela doença, que tem como maior conseqüência os quadros de pneumonia, acarretando internação hospitalar. A vacina contra a gripe não causa reações graves, muito menos desencadeia a doença. Pelo contrário, quem tomar a vacina estará protegido por um ano contra inúmeras complicações causadas pelo vírus.

Influenza H1N1

A partir da próxima segunda-feira (10), começa uma nova etapa da vacinação contra a Influnza H1N1. Desta vez serão vacinadas as pessoas com idade entre 30 e 39 anos.

Vale lembrar que as crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes e os idosos com doenças crônicas também continuaram sendo vacinados. As pessoas devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência.

A vacinação de crianças deve ser aplicada em duas meias doses. Pais e responsáveis devem ficar atentos para retornar aos postos de saúde em um intervalo de 30 dias. Este é o tempo necessário para que o organismo das crianças produza maior número de anticorpos. Somente após receber a segunda meia dose da vacina as crianças estarão protegidas.

Mais informações sobre a Influenza podem ser obtidas nos postos de saúde ou na Internet, no endereço: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates