sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Biblioteca Municipal de Ibaté participa de pesquisa da FGV

sexta-feira, 25 de setembro de 2009



Pesquisadores têm como meta trazer cultura para todos os municípios

Na última terça-feira, 22, a Biblioteca Pública Municipal de Ibaté, “Comendador Nello Morganti”, recebeu a visita da pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Claudia Regina Ramos, responsável pela pesquisa, na região de São Carlos.
Através de questionário, a pesquisadora fez levantamento de todas as aquisições recebidas pela biblioteca desde 2004, ano em que o prefeito do município, José Luiz Parella, tomou posse.
A pesquisa, que foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (Minc), por meio do programa Mais Cultura, tem como objetivo verificar a condição das bibliotecas, para, posteriormente, repassar os dados ao Ministério. Os resultados serão anunciados em dezembro deste ano. A principal meta do Minc é zerar o número de municípios que não possuem bibliotecas, e trazer melhoras àquelas que já existem.
De acordo com a bibliotecária, Ana Maria Guaratini Ibelli, desde 2004 muitas aquisições foram feitas para a biblioteca, através da Prefeitura, entre elas seis mesas para a sala de pesquisa, seis estantes para livros, 74 cadeiras para o auditório da biblioteca, além de livros doados pelo prefeito e frequentadores do espaço, e uma grande quantidade pela Fundação da Biblioteca Nacional que, em fevereiro, fez uma doação de 2.182 livros, o que totalizou um acervo para biblioteca de, aproximadamente, 16 mil livros.
Ainda de acordo com Ana Maria, a média de frequentadores da biblioteca é de 90 pessoas, por dia, que leem e retiram livros, além de usarem os computadores para acessar a internet.
A biblioteca também está inserida em dois projetos, no presente momento: Acessa São Paulo e Entre na roda, que possibilitam, respectivamente, acesso gratuito à internet e leituras semanais na biblioteca, onde professores das escolas municipais levam os alunos para adquirirem o hábito da leitura.
Finalmente, além de todas as atividades mencionadas acima, a biblioteca faz exposições englobando diferentes assuntos. As últimas tiveram como tema o Dia da Mulher e o Dia da Cidade.
Ana Maria diz que tem tido apoio irrestrito do prefeito para as realizações. “Tudo que temos solicitado é atendido. Temos projetos futuros, juntamente com a Prefeitura, de conseguirmos nosso próprio espaço, e muito em breve”, diz.
O prefeito confirma os futuros projetos. “Assim que possível, teremos um novo prédio para biblioteca. Tenho noção da importância desse espaço para a educação de meu povo, e isso já está sendo providenciado”.

Projeto Mais Cultura- Lançado em outubro de 2007, o projeto marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica. Podem participar municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural. Para informações adicionais, basta acessar o site :/
http://mais.cultura.gov.br/
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates