sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ibaté participa de mais uma iniciativa cultural

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


A cidade conclui a participação em mais um projeto, e acrescenta mais uma conquista cultural ao seu histórico.
No último dia do mês de agosto, Ana Maria Guaratini Ibelli, a Teca, da Biblioteca Pública Municipal de Ibaté, esteve novamente no projeto “Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade”, do qual participa desde março de 2008.
O projeto é realizado pela Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos em Pesquisa e Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), em uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura Municipal de Ibaté.
Ibaté foi indicada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado para fazer parte do projeto, e o município foi representado por Teca que, durante quase dois anos, esteve presente na iniciativa, uma vez ao mês, na cidade de São Paulo. Como incentivo, a prefeitura de Ibaté providenciou a alimentação e o transporte da bibliotecária.
Nos encontros, foram abordados todos os temas da literatura, incluindo poesias, contos e, até mesmo, a literatura de cordel.
Como prêmio pela participação, a fundação Volkswagen doou mais de 100 livros infantis para Ibaté, que foram imediatamente distribuídos às Escolas, e levados à Biblioteca, para que toda população ibateense tivesse acesso aos mesmos. Segundo Ana Maria, todas as quartas-feiras, alunos de todas as idades- crianças, jovens e idosos- fazem rodas de leitura na biblioteca. “O hábito da leitura deve ser iniciado o mais cedo possível, através das rodas de leitura que atraem jovens, adultos e idosos para a prática da leitura, tornando-os grandes cidadãos”, declara.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, ficou satisfeito com a conclusão de mais um projeto. “Projetos culturais são de extrema importância para a educação dos cidadãos. É um prazer, para mim, incentivar iniciativas como essa, com a certeza de que trazem muitos benefícios a todos”, disse o prefeito. Projetos culturais têm destaque na agenda do prefeito. O Centro Cultural de Ibaté, “Anna Ponciano Marques” já é tido como referência para outras cidades da região.

O PROJETO – “Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade” teve início em 2003, e tem como público-alvo professores e gestores de escolas públicas, e como objetivo principal o incentivo e orientação da leitura. A iniciativa tem também a função de mediar o contato dos alunos com os mais diferentes gêneros discursivos, além do fornecimento de material aos municípios participantes.


Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates