segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dourado - Oficina de ginástica promovida pela Prefeitura já conta com 80 moradores

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

professor Maurício (na primeira fila à direita) com seus alunos Moradores fazem alongamento


A vida sem atividade física prejudica o corpo — e não importa qual a idade da pessoa. Mas também pode afetar a mente, causando em geral indisposição, falta de ânimo e dificuldades para dormir. Não se trata de uma novidade, mas a prática de exercícios físicos exige disciplina e dedicação. Um projeto criado em 2005 pela Prefeitura de Dourado mostra que, sim, é possível envolver os moradores em atividades que promovam a vida saudável — e não precisa muito.

Graças a esse projeto, 80 moradores de várias idades que vivem em Dourado estão experimentando na prática os benefícios promovidos pela atividade física. Divididos em duas turmas, eles se reúnem duas vezes por semana para realizarem ginástica durante 50 minutos. As aulas são ministradas pelo professor Educação Física Maurício, que consegue envolver as turmas com bom humor e disciplina.

“Muitos alunos relatam a diminuição de dores na coluna, a melhora do ânimo para trabalhar e que, como a ginástica, passaram a viver melhor”, diz o professor. Além dos exercícios, Maurício também conta que dá orientações e frequentemente esclarece várias dúvidas dos alunos, como, por exemplo, sobre alimentação saudável. “Mas também dou orientação sobre a necessidade de manter o corpo hidratado, tomando bastante líquido”, acrescenta o professor.

Para a diretora de Esporte, Ana Célia Gurgel, o sucesso do projeto mostra que existe interesse por parte da população em cuidar da saúde, combatendo o sedentarismo. “Desde quando o projeto começou, o número de novas adesões só aumenta. Nesse sentido, o resultado obtido pelos alunos incentiva outras pessoas da cidade a participarem das aulas e isso é muito bom”, avalia.

Ana tem razão. Quem consegue vencer o sedentarismo logo percebe a melhora no corpo e essa informação é transmitida por meio de conversas com os visinhos, colegas de trabalho, amigos e família. “Tudo é uma questão de mudança de hábito, tanto com a prática de exercícios, como com a boa alimentação. É preciso disciplina e dedicação. Mas os resultados são garantidos e o projeto é uma prova real disso”, acrescenta Ana.


Fonte: Prefeitura Municipal de Dourado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates