terça-feira, 29 de setembro de 2009

Saúde - Álcool na família é rotina para metade dos adolescentes que bebem demais

terça-feira, 29 de setembro de 2009
Pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, aponta que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência.
O levantamento tem como base os atendimentos realizados no Centro de Referência entre 2002 e 2009, na Capital, com pacientes que apresentaram sintomas preocupantes quanto ao uso de bebida alcoólica. Foram ouvidos 512 pacientes entre 12 e 17 anos, dos quais 86% são do sexo masculino. Desses, 256 afirmaram ter parentes que também fazem uso abusivo de álcool.
O estudo mostra ainda que 4,36% dos entrevistados referem o álcool como droga que mais consomem. Ainda segundo a pesquisa, dos entrevistados que apontaram o álcool como droga principal, 22% começaram a beber aos 13 anos de idade e 15% aos 11.
O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro.
“O alcoolismo é uma doença que demora a ser diagnosticada, não é um vício que se consolida rapidamente. Mas o fato desses jovens começarem a beber tão precocemente é de grande preocupação, já que com o passar dos anos esse hábito pode se transformar em vício e o tempo de uso em idade tenra ocasiona sérios danos para a saúde dos usuários”, afirma o psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do programa de adolescentes do Cratod.

http://www.saude.sp.gov.br

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates