quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ibaté faz mais uma parceria com a Secretaria de Educação do Governo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Visando a melhora do ensino nas escolas públicas, o município participa de mais dois projetos educacionais
No próximo ano, serão implantados, em Ibaté, dois projetos na área de educação. Depois de firmar convênio com a Secretaria da Educação do Governo, a Prefeitura Municipal de Ibaté, juntamente com o Departamento de Educação de Ibaté, dará início aos projetos “Ler e escrever” e “Rede do saber”, que têm como principal objetivo a melhora no ensino e aprendizado da educação dos alunos e professores das escolas públicas. Os dois projetos trabalharão, em princípio, somente com alunos do ensino fundamental- 2º ao 5º ano- e as seis escolas municipais de Ibaté serão contemplados pela iniciativa, que beneficiará 2.607 alunos.
Em relação ao projeto “Ler e escrever”, segundo informações de Maria da Penha Celenza, coordenadora pedagógica do Departamento de Educação e responsável pelo projeto, no Município, a meta principal é intensificar o processo de alfabetização. “Alunos e professores serão favorecidos pelas iniciativas. Receberemos materiais didáticos dinâmicos e atualizados para trabalhar”. Ela afirma que todo material é apenas a teorização de tudo aquilo que professores já tem conhecimento, no entanto, devidamente explicado nas apostilas dos educadores. “Todo o conteúdo das aulas será detalhado no material, para que todos tenham maior compreensão do que ensinam e do que aprendem”, diz Maria da Penha.
Já o “Rede do saber”, com mesmo público alvo- professores e alunos- trabalha diretamente com os diretores, coordenadores e professores das escolas do ensino fundamental, e consiste em videoconferências, que conectam educadores de todo o estado para discutir fatos ligados à educação. De acordo com a coordenadora técnica do Departamento de Educação de Ibaté, Lúcia Ap. Nunes Tonani, em princípio, o pólo de acesso às videoconferências será no próprio Departamento de Educação. “Como estamos iniciando o projeto agora, a tendência é ampliar os pólos para todas as escolas de Ibaté, em pouco tempo”.
De acordo com Maria da Penha e Lúcia, a adesão às iniciativas foi de escolha de cada um dos municípios e o apoio do prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, e da assessora de Educação e Cultura, Nélsia T. F. Monte, foi fundamental. “Tivemos total apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento de Educação para nos inserirmos nessas atividades, que trarão uma significativa melhora para a educação escolar do município”, declara Lúcia.
O prefeito diz que parcerias estaduais ampliam a melhora na educação. “Quando firmamos convênios desse tipo, temos a certeza de que será realizado um trabalho sério, com pessoas competentes, e é isso que sempre procuro trazer a minha cidade, para que ela continue crescendo no ritmo acelerado que tem crescido em minha administração”.

Os projetos- O Programa Ler e Escrever está incluído entre as ações destinadas ao cumprimento, até 2010, das 10 metas do plano para a Educação lançado pelo governo paulista em agosto de 2007. Já o Rede do Saber originou-se da necessidade de oferecer formação em nível superior para cerca de 7.000 professores efetivos de 1ª a 4ª séries da rede pública estadual de ensino, atendendo ao disposto pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Para informações adicionais, basta acessar os sites http://lereescrever.fde.sp.gov.br /
http://www.rededosaber.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates