segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ibaté - Preocupação com o meio ambiente é destaque no atual governo

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Foto: Divulgação


Os cuidados e a preservação com o Meio Ambiente tem sido a grande tônica da administração do prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella.

Contando com a participação de professores, coordenadores de educação e crianças da quarta série- quinto ano- do ensino fundamental, funciona na cidade o projeto multidisciplinar, “Criança ecológica”.

De acordo com informações da prefeitura municipal, o projeto trabalha com a filosofia de educar, desde cedo, as crianças a preservarem o meio ambiente. “Criança ecológica” conta com diversas parcerias: Prefeitura Municipal de Ibaté, Departamento de Educação de Ibaté, Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Ibaté, Coopercicla – coletores de lixo do município de Ibaté – e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Para pôr em prática o projeto, no dia 8 de setembro, as escolas municipais de Ibaté deram início à chamada “Gincana Ecológica”, onde foram distribuídas cerca de 2.800 sacolas multirecicláveis. Os alunos da 4ª série têm como objetivo encher as sacolas com materiais recicláveis (plástico, vidro, papel e metal) e levá-las de volta à escola. Caberá ao Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a coleta e seleção do material reciclado.

De acordo com o assessor geral do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Dr. João Vítor Rosa, as crianças não somente tem se dedicado a coletar os materiais em casa, como também vão às ruas em busca de mais recicláveis. “Atualmente, o projeto conta com 690 alunos de 4ª serie das Escolas de Ibaté. Se cada um recolher um kilo de material em uma semana, são quase três toneladas de recicláveis por mês que não serão despejadas no meio ambiente”.

Como complemento à educação ambiental dada aos alunos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, junto ao Ministério da Educação (MEC) forneceu, às escolas municipais, material didático contendo um livro ilustrado e um DVD.

Além de contribuírem com o meio ambiente, as crianças receberão certificado de participação do projeto e, para as que mais se destacarem, haverá um prêmio, a chamada “Viagem Ecológica”, que consiste em um roteiro didático-pedagógico monitorado, repleto de atividades interativas e lúdicas, tendo como objetivo aproximar as crianças da natureza e de questões ambientais. “A ideia é que as crianças sejam multiplicadoras dessa atitude”, declara a coordenadora do Departamento de Educação de Ibaté, Daniela Graziela Silva.

A assessora da área de educação e cultura de Ibaté, Nélsia T. F. Monte, encabeçou o projeto e faz questão de que ele seja, em um futuro próximo, ampliado. “Temos diversas diretivas no que diz respeito ao meio ambiente, entre elas a habitação sustentável, recuperação da mata ciliar, tratamento de esgoto, entre outras, e todas elas poderão ser implantadas e realizadas muito em breve”, declara a assessora.

O prefeito Zé Parrella mostra-se muito satisfeito e dá total apoio à iniciativa. “O Meio Ambiente é uma preocupação que não deveria ser somente minha e sim de todos. Se conseguirmos criar uma consciência ecológica nas nossas crianças, os cidadãos só têm a ganhar”.

O PROJETO – Lançado em março de 2009, o projeto Ambiental Estratégico Criança Ecológica, pretende informar e sensibilizar crianças de 2ª à 4ª série do Ensino Fundamental I, acerca dos conceitos básicos da Agenda Ambiental. Para se inscrever e obter mais informações, acesse o site : http://www.criancaecologica.sp.gov.br/


Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates