quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Porto Ferreira - Administração lança programa de prevenção ao uso de drogas

quinta-feira, 29 de outubro de 2009



Público alvo será crianças e adolescentes da rede escolar

Na semana passada o prefeito Maurício Rasi participou de um evento que marcou o lançamento do Programa de Combate ao Uso Indevido de Drogas, cujo público alvo serão crianças e adolescentes, no município de Porto Ferreira. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro, tendo como parte da programação, além da abertura feita pelo prefeito, duas palestras: a primeira, com a drª Érica Luporine Medeiros, focando o tema “A Importância da Família na Recuperação de Dependentes Químicos”; e a segunda, com o capitão PM Valdemir Guimarães Dias, explanando sobre os sistemas coercitivos e preventivos de combate as drogas, a partir da Polícia Militar.
O combate à drogadição sempre foi uma preocupação e um compromisso da atual Administração Municipal. Esse embate tem sido travado de forma contínua e, agora, de uma forma mais intensa e ampla, com o lançamento do presente Programa de Prevenção ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes.
O ponto de apoio deste programa está centrado na educação, principalmente no seu aspecto preventivo, sem, contudo, descuidar do atendimento e cuidados a serem dispensados aos indivíduos que já se tornaram vítimas do uso de drogas.
Para que os objetivos propostos sejam atingidos, o uso de drogas deve ser combatido por meio de várias frentes, envolvendo todas as instituições sociais, que deverão operar de forma conjunta e consistente.
O crescimento alarmante de usuários de diversos tipos de drogas e a diminuição assustadora da idade dos que ingressam nesse caminho são evidências de que há necessidade de uma mudança de atitude por parte de toda população, envolvendo a família e toda a comunidade.
Reconhecidamente, a educação é o melhor caminho contra as drogas e, nesta seara, o maior enfoque está no seu aspecto preventivo, cuja concepção está centralizada na formação do ser humano com a ampliação da consciência integral. O trabalho de prevenção é fundamental e deve ser debatido incessantemente nas escolas, criando um movimento de conscientização que leve à reflexão sobre os malefícios do uso de drogas.
O presente programa busca unir toda a sociedade na consecução do objetivo comum de combater o uso de drogas e a Administração Municipal traz a lume o debate do tema para que sejam estabelecidas estratégias que, efetivamente, atinjam os objetivos propostos.
As medidas propostas pela Administração Municipal partem da nomeação de uma comissão que teve a importante tarefa de elaborar um programa abrangente e executável. Por meio da portaria nº 307/2009 foram nomeados seus membros, a seguir relacionados, sob a presidência de Dárcia Helena R.A. Ferreira: Eduardo Henrique Palmeira Campos, Valdemir Guimarães Dias, Haroldo Araújo Chistensen, Wander Roberto Bonelli, Ana Cecília Aparecida Colli, Maria Aparecida Bezerra, Maria Aparecida Baccarim Bruno Prado, Carla Regina Calícia Silva, Joseneide Oliveira da Silva Déssia, Renata Cristina Marcatto Motta, Edmilson Ricardo Tangerino e Lúcia Helena Luís.
A comissão elaborou um programa, abrangendo a articulação repressiva, preventiva e curativa no combate ao uso de drogas nas escolas municipais. O programa elaborado pela comissão de prevenção à drogadição enfoca as medidas sócioeducativas a serem implantadas pelos Departamentos Municipais de Educação, Saúde e Promoção Social.
O projeto, como um todo, culmina com o envolvimento de toda a sociedade unindo-se no combate efetivo ao uso de drogas, por crianças e adolescentes.

Medidas de prevenção
O papel da escola, em relação ao tema “Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes”, se configura como um dos instrumentos e ferramentas mais importantes para se implantar propostas preventivas.
Assim, ao desencadear medidas que visem a formação da consciência dos indivíduos em seus contextos históricos e em suas relações sociais, refere-se à formação da personalidade, do caráter e da construção de diversos valores indispensáveis ao convívio pessoal e social.
Ao falar-se em educação preventiva, há a necessidade de se falar em valorização da vida, em saúde, em direitos individuais e coletivos, em ecologia e em relações sociais e até mesmo em preservação do ser humano. Uma das formas mais importantes de prevenir o uso de drogas é a informação. É preciso saber sobre os riscos do abuso dessas substâncias e a informação ou estratégia entram neste contexto como algo importante, no qual as pessoas, particularmente as crianças, adolescentes e adultos jovens, e principalmente a família saibam muito e corretamente sobre este tema.
Porém, o fundamental é que tenham, além deste conhecimento indispensável à consciência sobre o problema, autocrítica, responsabilidades bem definidas enquanto seres humanos, que se queiram e saibam valorizar e respeitar a si e aos outros.
Caberá à Equipe de Enfrentamento à Drogadição o acompanhamento do caso até ser amenizado ou sanado o problema, independentemente do tempo que possa decorrer. A equipe buscará envolver toda a comunidade e, para tanto, procurará obter a parceira das várias entidades atuantes, tais como: CEP (Centro Esportivo Pedagógico), Fundo Social de Solidariedade, Projeto Guri, Projeto Segundo Tempo, Casa da Cultura, Projetos de Bairros, Centro da Juventude e dos Conselhos existentes no município.

Assessoria Especial de Comunicação Institucional de Porto Ferreira

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates