quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ibaté – Biblioteca realiza mais uma etapa do Projeto “Roda de Leitura”

quarta-feira, 28 de outubro de 2009





Nos dias 27 e 29 de Outubro a Biblioteca Municipal Comendador Nello Morganti realiza mais uma etapa do Projeto “Entre na Roda”, criado pela Fundação Volkswagen e coordenado pelo CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, e a Biblioteca Municipal de Ibaté. O projeto foi criado para o biênio 2008/2009, e tem como objetivo realizar “Rodas de Leitura” nas dependências da Biblioteca Municipal proporcionando aos participantes além do lazer, o aprendizado das mais variadas formas de leitura e interpretação de textos.
Durante os eventos, passaram pela biblioteca desde crianças a partir de 3 anos, estudantes das escolas das redes estadual e municipal, idosos e publico interessado em geral. Nas “Rodas de Leitura”, a cada evento foram convidados palestrantes que fizeram a leitura dos mais variados tipos de texto, utilizando-se das diversas formas de narrativa.
A organização foi preparada pela Srª Ana Maria Guaratini Ibelli “Teka”, auxiliada pela equipe de funcionarias da Biblioteca Municipal. Para os eventos dos dias 27/29 de outubro, foram convidados 120 alunos das 6ª series A e C da E.E. Fulvio Morganti, acompanhados pela Profª. Patrícia Puntel Dinamarco, e pela Srª Patrícia Mascagna, inspetora de alunos. Como moderador, foi convidado o jornalista Jayme F. Fallaci, que é Especialista/Instrutor em Segurança Patrimonial, e autor do livro “Os Novos Rumos da Segurança” e da Cartilha Ambiental “Natureza em Transe”. O palestrante fez a leitura da fábula O Lobo e o Cordeiro, obra recontada por Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin, nas versões de Esopo e La Fontaine. Ao final da Roda de Leitura, J. Fallaci interagiu com os alunos participantes, abrindo a palavra para que eles pudessem falar sobre as suas conclusões.
Ao final os alunos participaram de um delicioso café, e surpreenderam o palestrante com uma concorrida seção de autógrafos. J. Fallaci atendeu a todos com muito carinho e atenção. “É emocionante sentir o carinho destas crianças ao pedirem autógrafos, e isto revela que elas, na sua sinceridade, demonstram que nos vêem como um referencial de boa conduta moral e ética em suas vidas. Isto faz ressaltar a enorme responsabilidade que temos como profissionais da educação, para com o futuro brilhante que haverá de ter esta nova geração”, afirmou J. Fallaci.


Fotos: Biblioteca Municipal/Divulgação

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates