quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ibaté - Curso de avicultura gratuito é realizado no município

quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Dando sequência às parcerias, Departamento de Agricultura realiza mais um curso para os produtores municipais

A Prefeitura de Ibaté, através do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de São Carlos, realizou, no última final de semana, o curso de Avicultura Básica, que contou com a presença de 20 produtores rurais da cidade.
O curso, realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, totalizando uma carga horária de 24 horas, teve como sede a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ibaté (COPAFI). O principal objetivo foi ensinar aos produtores novas técnicas de criação de galinhas caipiras de forma semi-extensiva, para a produção de carnes e ovos.
De acordo com o instrutor do curso, Márcio Genari, através das técnicas, os agricultores potencializam a produção. “As técnicas visam a produção em pequenas propriedades, o que vai diretamente ao encontro dos interesses desses produtores, que possuem espaços menores de terra para esse tipo de criação”. Ele afirma que as técnicas modernas auxiliam na otimização da produção e são de fácil aprendizagem.
Silmara Pereira Boni, uma das participantes do curso, afirmou que as técnicas são de grande utilidade. “Comecei a criação de galinhas há dois meses. As técnicas que ensinaram no curso, eu já estou usando. Agora é esperar para ver os resultados”. Ela afirma que o instrutor, durante o curso, visitou sua criação e já apontou mudanças que deviam ser feitas. “É uma pena que o curso só tenha duração de um final de semana, gostaria de poder fazer a semana inteira!”, relata.
João Vítor Rosa, assessor geral do Departamento, declara que mais de 20 cursos já foram realizados, todos gratuitamente. “O público-alvo desses cursos é justamente o pequeno agricultor, já que as técnicas ensinadas são muito simples”. Ele ressalta que, os cursos anteriores seguem a mesma proposta. “Já realizamos cursos de irrigação, doma racional, eletricista, e ainda há previsão para realização de mais cursos, com foco no pequeno produtor e o aumento de sua renda, que é muito limitada”.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, afirma que a realização desses cursos só vem para firmar seu compromisso com o povo. “Ajudo no que posso para que muitas iniciativas como essa sejam concretizadas e auxiliem financeiramente a população. A capacitação dos agricultores é essencial para uma melhora na qualidade de vida, e uma oportunidade extra de crescimento”, conclui.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates