segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ibaté - Zé Parrella reestrutura sistema de saúde

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Ao assumir a Prefeitura Municipal de Ibaté em 2005, o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, ficou envergonhado como os antigos administradores tratavam a Saúde da população ibateense. Não tinha ambulância para socorrer os pacientes, não tinham remédios, não tinham medicamentos, nem comida forneciam aos pacientes internados.
“O hospital estava totalmente abandonado, não tinha nem esparadrapo para a realização de curativo. Faltavam médicos, que estavam com seus salários atrasados e o povo é quem sofria, com um atendimento sub-humano”, frisou.
Além desses problemas de gestão, Parrella teve de herdar também um hospital com o prédio deteriorado, com paredes sujas, móveis quebrados e enferrujados, pisos rachados. A situação estava precária! “Como é que nossos administradores deixaram que nosso povo ser tratado daquele jeito?”.

FUNCIONÁRIOS – A primeira medida tomada pelo prefeito foi a regularização do quadro efetivo de todos os serviços prestados pelo hospital aos pacientes. Foram contratados novos médicos plantonistas, que atendem em urgência e emergência, aumentou-se o quadro efetivo dos serviços de enfermagem, através de Concurso Público, e a área da higiene, limpeza e alimentação do local, também foi levada à sério pelo prefeito. “Além de médicos para atender nosso povo, faltavam funcionários nos setores do nosso hospital. Eu regularizei e ampliei o quadro de funcionários do hospital”, lembrou o prefeito.
Uma outra ação do governo Zé Parrella foi a regularização da frota de veículos da área de saúde. “Nossos pacientes eram transportados sem nenhum tipo de preocupação ou conforto, em verdadeiras sucatas. Hoje isso mudou muito. Temos ambulâncias que deslocam nossos pacientes, veículos que fazem viagens com usuários que realizam tratamentos específicos de referência em outras cidades, e até uma UTI Móvel, que adquirimos com recursos próprios”, contou.
Além dessa regularização, o município possui um contrato com a Comerp (Cooperativa de Serviços Médicos), que disponibilizam cerca de 30 médicos plantonistas por mês.

MEDICAMENTOS – Quanto a falta de medicamentos, a atual administração resolveu essa questão em definitivo. Atualmente, as farmácias de todas as unidades de saúde do município contam com um grande estoque de remédios. “Tivemos até que alugar uma casa para estocar nossos remédios e materiais de enfermagem, pois apenas o hospital não comportava mais a quantidade excessiva dos mais de 30 mil itens de remédios que, atualmente, fornecemos na rede municipal de saúde”, enfatiza o prefeito.

AMPLIAÇÃO – O prefeito Zé Parrella realizou a ampliação do SMU (Serviço Médico de Urgência) do hospital. Foram construídas uma sala para a realização de pré-consultas, onde o paciente conta com a avaliação de temperatura, pressão arterial, entre outros exames; uma sala apropriada para inalação, com a divisão de cada aparelho para a realização desse tipo de tratamento, que era realizada em um espaço minúsculo; quatro banheiros, sendo dois masculinos e dois femininos, mais dois para deficientes físicos, que não existiam; foi construída uma sala para informações e outra para o setor de faturamento do hospital. Também foi modificada a recepção, que hoje disponibiliza maior conforto aos pacientes de Ibaté.

REFORMA – Paralelo a essa ampliação, Parrella realizou a reforma dos apartamentos da área antiga do Hospital e Maternidade Municipal, tendo uma atenção especial com a ala pediátrica. “Quando entrei nos apartamentos da ala pediátrica, me deu dó de ver como nossas crianças eram recebidas. Construí duas novas salas para a pediatria, com banheiro, televisão para as mães e acompanhantes. Parece até hospital particular” explicou o prefeito. “Aos poucos, temos conseguido reformar totalmente o prédio do hospital”.
Além da reforma do hospital, também foi efetuada a pintura do Centro Radiológico, efetuando também o conserto de todos os equipamentos e aparelhos daquele local. “Além de consertamos, compramos muitos equipamentos que faltavam em nosso centro radiológico e hospital. Se eu for citar tudo o que foi comprado, vou acabar esquecendo de muita coisa”.

MAIS MELHORIAS – Além de todas essas ações, a administração municipal também realizou cursos de treinamentos aos profissionais de toda a área da saúde, aprimorando e reciclando estes em suas funções.
Também foi feita a adequação da sala de exames (endoscopia e colonoscopia), com médico especializado e aparelhos de ultima geração no atendimento aos pacientes, inclusive serve de referência na região, onde atende os municípios de Ribeirão Bonito, Dourado, Nova Europa, Santa Ernestina, entre outros.
Foi implantada a sala de vacina, onde atualmente as crianças nascidas no hospital, recebem alta já vacinadas e o exame do olhinho e exame do pezinho realizados, acompanhamento pediátrico e consulta pós-parto.
Ainda no hospital foi feita a organização da equipe de serviço de controle de infecção hospitalar, com profissionais capacitados.

CIRURGIAS – O prefeito Zé Parrella conseguiu acabar com a fila de espera de cirurgias eletivas. “Nenhuma cidade da região conseguiu isso. Fato inédito para a nossa cidade”.
Atualmente, essas cirurgias são realizadas diariamente, com varias especialidades. De segunda-feira é feita a cirurgia vascular e urologia. De terça-feira as cirurgias pediátricas e ortopédicas. De quarta-feira as ginecológicas e obstétricas. De quinta-feira as cirurgias gerais e oftalmo. Na sexta-feira são realizadas as cirurgias gerais e de otorrino.
Na atual administração também foi realizado um mutirão para as cirurgias de cataratas, com equipe de médicos especializados e aparelhos de ultima geração, contemplando, até o momento, 99 pacientes com resultados altamente positivos. “Foi realizada a cirurgia de um olho e, agora, naqueles que necessitarem, vamos realizar a cirurgia do outro”, contou o prefeito.

OUTROS INVESTIMENTOS – A prefeitura também instalou um gerador de energia elétrica, com a construção da casa de instalações. “Como é que um hospital ficou sem gerador há tanto tempo? Já imaginou se acabasse a eletricidade na realização de alguma cirurgia, que risco esse paciente correria?”.
O problema foi solucionado e, além da instalação do gerador de energia elétrica, o transformador que foi construído na porta de entrada do hospital, foi deslocado para os fundos do prédio, garantindo assim, total segurança dos pacientes e funcionários.
Também foi construído o abrigo do lixo hospitalar, onde a prefeitura contratou uma empresa especializada para a remoção de todo o material hospitalar. Foram construídos o estacionamento e a cobertura para ambulância. Realizada a pintura total da parte interna e externa do local.
Atualmente, o prefeito Zé Parrella está construindo um ponto de ônibus com cobertura, colocando grades de segurança e reformando o que faltava da fachada do hospital na rua Floriano Peixoto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates