terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Operação Botina prende auditor fiscal na região

terça-feira, 29 de dezembro de 2009
PF prendeu auditor fiscal na região Central do Estado
PF prendeu auditor fiscal na região Central do Estado

A Polícia Federal desencadeou na segunda-feira (28) a Operação Botina, que resultou na prisão em flagrante de um Auditor Fiscal do Trabalho, quando recebia de empresário da cidade de Matão, a quantia de R$1.500,00. O dinheiro estava sendo recebido para evitar aplicação de multas, por irregularidades encontradas no estabelecimento comercial do empresário A.B.

A prisão se deu na região central da cidade de Araraquara, quando o Auditor Fiscal do Trabalho, L.M.P., recebia das mãos do contador de Matão, D.C., a importância de R$ 1.500,00, dentro de um envelope.

D. confessou que o dinheiro havia sido entregue pelo dono do estabelecimento comercial de Matão, A.B., e tinha por finalidade evitar a aplicação de elevadas multas.

Importante salientar que a investigação somente teve êxito porque houve integral colaboração da Gerência Regional do Trabalho, que forneceu todos os dados de que a Polícia Federal necessitava para realizar a investigação.

Os trabalhos ainda não estão conclusos. Daqui em diante, os esforços estarão concentrados na localização de outros empresários que tenham concorrido com a entrega de numerários para o funcionário público.

E nesse sentido, as investigações vão continuar. Alguns empresários que entregaram valores, ou outras vantagens ao funcionário público já foram identificados, e vão ser chamados para prestar declarações à Polícia Federal; podendo, inclusive, serem indiciados.

Tanto a Polícia Federal, quanto a Gerência Regional do Trabalho (Delegacia Regional do Trabalho) solicita que todos os empresários aos quais tenha sido pedido qualquer valor, ou outra vantagem, compareçam espontaneamente a um desses órgãos (Polícia Federal ou Delegacia Regional do Trabalho) para relatar o acontecido, colaborando com as investigações.

Importante salientar que em alguns casos é possível que o empresário tenha sido coagido a entregar dinheiro, como em duas situações já identificadas. Nessas hipóteses, o empresário não responderá por delito algum, mas sim como vítima.

Por isso, é muito importante que os empresários se antecipem a eventual intimação, e compareçam espontaneamente, para relatar o ocorrido.

O Auditor Fiscal agia na região de Araraquara/SP, principalmente em atividades rurais.

São Carlos Dia e Noite

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates