domingo, 27 de dezembro de 2009

Matão - Proprietários rurais devem emitir CCIR pela Internet

domingo, 27 de dezembro de 2009
O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural passará a ser emitido anualmente e apenas pelo site do Incra

Um novo serviço oferecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai facilitar a vida de proprietários dos quase 6 milhões de imóveis rurais espalhados por todo o país. Desde 14 de dezembro, já é permitido emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) pela Internet, por meio do site do Incra: http://www.incra.gov.br
O documento é indispensável para transações imobiliárias, como compra e venda de imóveis rurais, e para tomada de empréstimos junto aos bancos. Por meio dele, os órgãos oficiais confirmam que o imóvel está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
O Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) é um instrumento fundamental para conhecer a estrutura fundiária do país.
Suas informações servem para classificar os imóveis rurais em pequenos, médios e grandes, bem como para monitorar o uso e a titularidade do imóvel rural, verificar o cumprimento da função social, controlar a aquisição de terras por estrangeiros, além de combater a grilagem de terras e o trabalho análogo ao escravo.
O CCIR passará a ser emitido anualmente e apenas pelo site do Incra. Até então, o documento valia por três anos, em média, e era enviado para o endereço dos proprietários dos imóveis. Com a emissão via web, o Incra vai economizar cerca de cinco milhões de reais, referentes ao contrato com os Correios. O novo documento terá um código de autenticação de fácil consulta pelo Portal do Incra e evitará ações fraudulentas que lesavam detentores de imóveis rurais. O documento deste ano substitui o dos anos anteriores.
Mais informações na Casa da Agricultura de Matão, situada na Avenida 15 de Novembro, 320, no Centro, onde funciona a unidade municipal de cadastro/Incra, ou pelo telefone 3382-1213, com o Engenheiro Agrônomo Luiz Cesar Manhani.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates